5 tendências de Marketing Digital para 2022

Tendências de Marketing Digital

Negócios que buscam ser autoridade em seu segmento de atuação necessitam de uma gestão mais flexível, que se adapte às constantes transformações no universo on-line e, claro, acompanhe as novas tendências de Marketing Digital.

Neste começo de ano, estar atento às inovações do setor digital é crucial para o desenvolvimento de ações, estratégias e conteúdos mais assertivos para a conquista e fidelização de clientes.

Com foco em gerar mais conversões e, consequentemente, aumentar o lucro do seu negócio, desenvolvemos um artigo que apresenta cinco importantes estratégias de Marketing Digital para o ano de 2022. Para conhecê-las, continue acompanhando o  artigo.

 

As principais tendências de marketing digital de 2022

O ano de 2022 finalmente começou e se imaginamos que ele seria parecido com “Os Jetsons” — famoso desenho animado da década de 1960 —, podemos dizer que não estamos tão longe de uma realidade com carros voadores, robôs e muita tecnologia. Pelo contrário, estamos mais perto do que se imagina. 

As constantes inovações tecnológicas oferecem a negócios dos mais diversos segmentos uma nova forma de pensar o digital e se adaptar a ele. Não à toa , a todo instante surgem novas tendências, metodologias e técnicas que visam impulsionar o crescimento das empresas.  

Mas, para crescer de forma estruturada é necessário conhecer essas inovações e implementar aquelas que mais fazem sentido de acordo com seu modelo de negócio e público-alvo. 

Com base nisso, separamos cinco importantes tendências de Marketing Digital para o ano de 2022, acompanhe:

Profissionais cada vez mais conectados 

Não há como negar que os dados se tornaram os melhores amigos durante a tomada de decisões no universo on-line. Qualquer organização que esteja em busca de se tornar autoridade no digital, necessita utilizar informações consistentes, tanto internas quanto externas. 

É neste momento que os dados são implementados no dia a dia, proporcionando a otimização de tempo, impulsionando os resultados com mais rapidez e evitando gargalos operacionais. Tendência essa que se manterá pelos próximos anos. 

A união entre o marketing e as vendas 

Não é de hoje que abordamos a necessidade da união entre o marketing e vendas com o objetivo de alcançar as metas estipuladas, garantir mais oportunidades de negócio e, consequentemente, fidelizar mais clientes

Entretanto, em 2022, essa união das duas frentes comerciais se torna ainda mais necessária. É fundamental que ambas as áreas atuem juntas, planejando e analisando todos os processos diários de forma unificada. 

Enquanto Vendas fica responsável por ser uma área facilitadora, fechando mais oportunidades de negócio, o Marketing procura oportunidades de melhorar as estratégias e gerar mais Leads

Vídeos como tendência das redes sociais 

Quem não se rendeu e assistiu ao menos uma live ou fez alguma dancinha do momento para o Tik Tok durante esses dois anos de pandemia? Durante esse período os vídeos ganharam cada vez mais espaço em meio às mais diversas redes sociais. De acordo com alguns estudos, este foi o canal de marketing que mais cresceu no último ano.

Não à toa, o próprio Instagram — a segunda rede social mais acessada do mundo, com 1.3 bilhão de usuários — se posicionou como não sendo mais apenas um aplicativo de fotos e disse que pretende se dedicar mais a ações voltadas ao entretenimento, o que inclui conteúdo no formato de vídeos. A expectativa é que essa tendência de Marketing Digital se consolide cada vez mais.

Conteúdo interativo 

Você conhece aquele esquema de aprendizagem no qual as crianças aprendem brincando? Então, o conteúdo interativo é mais ou menos nessa pegada. Por meio dele, os usuários são apresentados a materiais dinâmicos, que estimulam não apenas a participação, como também a compra. 

Esta é, sobretudo, uma importante estratégia para motivar seu público a participar do conteúdo que você produz. 

Social selling 

Apontada como uma tendência forte para 2022, o Social Selling se baseia no uso das redes sociais para aumentar a interação com os clientes e aumentar a taxa de efetividade das vendas.

Ele se refere ao contato one-to-one, ou seja, entre vendedores e prospects. Essa interação é feita por meio de curtidas em postagens, comunicação em grupos e o oferecimento de conteúdos de valor.

O Social selling está diretamente ligado à ideia de contar com micro influenciadores internos. Além disso, por meio dele é possível realizar abordagens de vendas mais precisas, o que garante mais assertividade durante a conquista de novos clientes. 

Vale lembrar que a união entre as equipes de Marketing e Vendas é indispensável para colocar em prática essa tendência de Marketing Digital. 

2022 é o ano para inovar 

Em resumo, o ano de 2022 vai ser bastante desafiador para negócios que buscam ser autoridade no digital. Assim, nada mais justo do que ficar atento(a) para acompanhar as transformações desse setor e não perder nenhuma novidade. 

Por isso, não hesite em soltar criatividade na hora de criar conteúdo. Muitas técnicas, metodologias e até mesmo tendências acabam se apresentando passageiras, então, não perca o time e identifique a hora certa de investir em novas ações digitais. 

E se você ainda tem curiosidade de aprender um pouco mais sobre a comunicação nas redes sociais, não deixe de acompanhar o material exclusivo que desenvolvemos sobre o assunto. Para acessá-lo, clique no botão abaixo. 

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