Como criar um app de vendas e aumentar os lucros do seu negócio

Não é segredo para ninguém que empresas que buscam adentrar o amplo universo digital necessitam contar com suporte tecnológico eficiente. Estamos vivendo uma época na qual as pessoas passam cada vez mais tempo no...

Como criar um app de vendas e aumentar os lucros do seu negócio

Não é segredo para ninguém que empresas que buscam adentrar o amplo universo digital necessitam contar com suporte tecnológico eficiente. Estamos vivendo uma época na qual as pessoas passam cada vez mais tempo no celular, o que inclui os apps de vendas

Mas você sabe como desenvolver um aplicativo de vendas que integre todas as necessidades dos seus clientes e do seu negócio? 

Bom, o primeiro passo é entender por que um app de vendas é importante, independentemente do segmento no qual a empresa atua e do tamanho dela. 

De acordo com dados da Panorama Mobile Time/Opinion Box, em 2020, a quantidade de consumidores brasileiros que compraram e pagaram por meio de um smartphone aumentou de 81% para 91%. A pesquisa ainda indicou que 85% dos brasileiros com celular compram online. 

Comparado a 2015, esses dados representam uma grande alta, já que, há 6 anos, apenas 41% da população já havia realizado alguma compra pelo celular.

E esses números só tendem a aumentar, já que segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), só no Brasil, 234 milhões de smartphones são utilizados ativamente. 

Assim, empresas que investem em apps de vendas têm mais chance de alcançar novos clientes e aumentar o faturamento. 

Passo a passo para criar um app de vendas simples e efetivo para seu negócio

Para desenvolver um app de vendas que seja eficiente e atenda às necessidades do seu negócio, é necessário seguir alguns passos. São eles:

  • Planeje o aplicativo 

Qualquer estratégia necessita de planejamento, se tratando da criação de um app de vendas, não é diferente. Assim, nessa etapa inicial é imprescindível responder algumas perguntas. Sabemos que o objetivo principal é o aumento do faturamento, mas você pretende:

  • Conquistar novos clientes?
  • Melhorar o relacionamento com os clientes atuais?
  • Reter os atuais consumidores?

Em outras palavras, o foco precisa sempre ser seu público. Por isso, realizar uma ampla pesquisa de mercado impactará de forma positiva na hora de entender mais sobre seus clientes atuais, levando em consideração pontos, como as tendências do mercado, o perfil dos atuais usuários e a localização. 

Vale lembrar de definir os prazos nessa etapa, assim você trabalhará com um planejamento bem estruturado e com metas a cumprir. 

  • Funcionalidades do app 

Nesta etapa é importante definir quais funcionalidades são cruciais para o seu app de vendas. 

Em outras palavras, o seu aplicativo deve possuir:

  • Cadastro e login
  • Ferramenta de busca 
  • Design dinâmico e intuitivo 
  • Chat e atendimento integrado com outros canais de venda da empresa
  • Filtros de pesquisa
  • Entre outros

Também é necessário escolher em quais sistemas operacionais seu app de vendas estará disponível. Segundo dados da Kantar Worldpanel, em 2020, mais de 93% dos usuários brasileiros de smartphones utilizam Android. O sistema operacional IOS corresponde a apenas 5,3% de usuários. 

Vale levar esses dados em consideração na hora de definir a disponibilidade do aplicativo. 

  • Escolha uma equipe 

Na etapa três chegamos a um momento decisivo: escolher uma empresa especializada ou optar por programas para criar o app de vendas?

Bom, leve em consideração quanto você pretende investir. Se a opção desejada é criar por conta própria o aplicativo, já existem alguns programas com valores mais acessíveis, como:

  • Fábrica de aplicativos
  • AppMachine
  • AppsBuilder
  • Good Barber 

Por meio das ferramentas é possível personalizar o canal de vendas online como você desejar, o que facilita a necessidade de possíveis atualizações. Entretanto, caso você opte por contratar uma empresa especializada em programação, você consegue algo muito mais personalizado. 

O investimento será maior, mas é possível criar algo mais alinhado ao que sua empresa realmente precisa. 

  • Já desenvolveu o aplicativo? Agora é hora de testar! 

Testes são essenciais para garantir que o app de vendas não apresente nenhum problema, seja durante a etapa inicial da compra ou finalização do pedido. 

Você com certeza já utilizou um aplicativo que travava com frequência ou fechava do nada, não é mesmo? Não queremos que isso aconteça aqui. Então, teste todos os mecanismos quantas vezes achar necessário. 

Alguns especialistas indicam a realização de um “pré-laçamento”, ou seja, disponibilizar o aplicativo para um número limitado de usuários, a fim de receber feedbacks e identificar possíveis pontos a serem melhorados, o que nos leva para o nosso quinto passo.

  • Divulgue seu app e fique de olho nos resultados 

De nada adianta realizar um lançamento e não ficar de olho no retorno que o aplicativo está trazendo. Lembre-se, seu foco é o aumento do faturamento

Portanto, acompanhe os dados: quantos usuários já baixaram o app? O retorno está sendo positivo? Os canais de venda da sua empresa estão integrados ao app? 

Com base nisso, será possível traçar possíveis melhorias e alcançar mais público, o que, consequentemente, impactará no aumento do faturamento. 

Transforme seu negócio com um app de vendas eficiente 

É inegável que um app de vendas bem desenvolvido traz inúmeros benefícios e auxilia até mesmo na fidelização de clientes. Levando em consideração que você pode criar promoções personalizadas específicas para o aplicativo.

Empresas como Easy Taxi, ZoeMob e Sleep Cycle Alarm Clock são exemplos de negócios que já faturaram milhões com aplicativos. 

Por isso, identifique as necessidades dos seus consumidores e utilize a tecnologia como um impulsionador para crescer no seu mercado de atuação. 

 

Desenvolvimento do app de vendas alinhado aos dados:

Para garantir que seu app de vendas seja eficiente é necessário atrelá-lo ao universo dos dados. Assim, você garante mais proficiência analítica e gera mais inteligência operacional no dia a dia.

Por isso, trouxemos um convite irrecusável: nos dias 27 e 28 de julho, você terá a oportunidade de participar de um evento único e exclusivo sobre a cultura data driven. 

No Data Driven Decision 2022, você aprenderá os primeiros passos para alcançar resultados cada vez maiores por meio dos dados. Serão dois dias de imersão no universo dos números com grandes players do mercado. Além disso, os inscritos terão acesso a um hub recheado de conteúdos inéditos. 

Você não vai ficar de fora, né? Entre nesse jogo com a gente! Garanta a sua vaga no botão abaixo.

app de vendas

 

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.