Audiolivros: descubra como essa ferramenta pode impulsionar sua estratégia de marketing e vendas

Os audiolivros ganharam destaque na última década, se tornando até mesmo uma nova ferramenta para estratégia de marketing e vendas. Se você ainda se pergunta o porquê, continue por aqui.A aceleração social...

Audiolivros: descubra como essa ferramenta pode impulsionar sua estratégia de marketing e vendas

Os audiolivros ganharam destaque na última década, se tornando até mesmo uma nova ferramenta para estratégia de marketing e vendas. Se você ainda se pergunta o porquê, continue por aqui.

A aceleração social é um fato na década em que vivemos. As pessoas têm suas rotinas completamente ocupadas com trabalho, afazeres domésticos, transporte público, imprevistos técnicos e, quando possível, com uma consulta médica. 

Falando assim, até soa um absurdo, né? Mas se hoje você olhar para o seu cotidiano, saberá dizer qual é a sua maior prioridade? Calma! Essas questões não deveriam soar como uma afronta. Na verdade, estou te trazendo para a mente dos consumidores da geração Z e Millennial.

Entretanto, da mesma forma que o tempo parece menor, maior é a busca desse público por uma qualidade de vida melhor. Agora você pode estar se perguntando: onde os audiolivros entram nessa história? Vamos te explicar agora.

Afinal, onde entram os audiolivros?

A ideia dos audiolivros é mantê-lo informado, independentemente se você está ocupado ou não, seja por meio de um conteúdo científico ou algum livro de romance que você tanto queria ler, mas não encontra tempo. 

Segundo uma pesquisa da Audio Publishers Association, “o mercado de audiobooks cresceu 25% em 2021, chegando a US$ 1,6 bilhão em receita, um pouco maior que o mercado de podcasts (US$ 1,45 bilhão) na América do Norte”.

Outra prova disso são os olhares atentos do Spotify em conteúdos de audiolivros, se tornando o seu mais novo investimento. A sua expectativa é que seja um terceiro pilar do sucesso da plataforma. 

Em uma entrevista, o CEO do Spotify, Daniel Ek, afirmou acreditar que “audiobooks, em suas diversas formas, serão uma grande oportunidade”. Acrescentou também que, “assim como fizemos com podcasts, vamos jogar para ganhar.”

Audiolivros como aliado da sua estratégia de marketing

Onde nasce uma nova tendência de consumo, também surgem novas possibilidades das marcas se comunicarem, certo? 

Mas atente-se: o público que busca encaixar um pouco de entretenimento e informação em sua rotina não quer ser massacrado por publicidades desnecessárias.

Ou seja, quando pensamos nas gerações Z e Millennial, segundo a Box1824, também falamos de um público antenado no que é de qualidade, verdadeiro e, em muitos casos, sustentável. 

A sua marca precisa fazer sentido nesse meio e também atender aos princípios que esse potencial consumidor busca. Além disso, o conteúdo precisa ser tão atrativo a ponto de não soar como uma interrupção no meio da cena que o ouvinte esperava ouvir.

Parece difícil? Sim. Mas, alinhado a uma pesquisa do público-alvo, pode ser o gatilho perfeito de consumo. Isso porque, a partir desse formato, a sua marca não chega apenas aos ouvidos do cliente, mas, também, chegará ao subconsciente. Ou seja, mesmo que ele não seja diretamente impactado, ele lembrará quando ver algo relacionado a sua empresa.

Não é mágica, é neuromarketing. A comunicação em áudio tem o poder de ativar diferentes sentidos do ser humano — já sabemos disso desde que nossos bisavós e avós também utilizavam o rádio para ouvir novelas, notícias e até o jogo no domingo. 

Obviamente por motivações diferentes, antes o que era por falta de tecnologia, hoje é por falta de tempo. 

Audiolivros ou áudio marketing?

Para ficar ainda mais evidente, não, os dois não são a mesma coisa. Digamos que um é o produto e o outro é literalmente a estratégia de marketing. Como citamos anteriormente, os audiolivros podem ser aliados das suas estratégias de marketing, e agora demos nome a esse método.

O áudio marketing também tem crescido em conjunto com a nova tendência de audiobook e, apesar de algumas pessoas questionarem o quanto isso “tomaria o espaço das mídias físicas”, na verdade, impulsionou as vendas.

Um exemplo disso é que, quando o audiolivro é de algum autor que trabalha com outros projetos, como podcast, YouTube ou afins, isso acaba levando o público a consumir suas obras em diferentes plataformas. Como no caso do podcast sobre histórias de crimes reais My Favorite Murder, que impulsionou as vendas do audiolivro Stay Sexy & Don’t Get Murdered, por exemplo.

Compreenda os audiolivros como o mais novo meio de propagar sua mensagem e ideais da sua marca. Evidentemente, como tudo que é escrito, precisa ser otimizado e direcionado ao público certo, assim como a sua campanha também. Dessa forma, você encontrará os resultados que almeja para a sua empresa.

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