Passos para construir a buyer e brand persona

Em nosso blog, descubra como construir a buyer e brand persona da sua marca, aumente seu alcance e converta mais leads em clientes.

Desenvolver um planejamento é fundamental para entender onde a sua empresa quer chegar e qual estratégia se encaixa no caminho. Dentro desse processo, a construção da buyer e brand persona são pontos centrais.

Afinal, além de definir objetivos e metas, estudar as projeções do seu mercado e conhecer as ações de players ou concorrentes, é preciso ter certeza tanto do público com quem a sua marca quer se comunicar quanto da maneira como ela irá fazer isso.

Toda a jornada de compra será planejada de acordo com o perfil de buyer e brand persona. 

Qual é a definição de persona?

Brand persona

Caso você não esteja familiarizado(a), a brand persona é nada mais do que a personificação da sua própria marca e dos seus valores.

Isso mesmo. Imagine a sua empresa como uma pessoa, com certa personalidade, maneira de falar, necessidades, posicionamentos, sonhos e desejos.

Quando estruturamos dessa forma, fica muito mais simples entender qual é o tom da comunicação a ser usado: descontraído, formal, leve, elegante, simples.

Dessa maneira, a linguagem e o direcionamento serão mais eficientes, alcançando melhor o público pretendido.

Buyer persona

Já a buyer é a personificação de quem a sua empresa quer atingir. 

Aqui, para sermos eficazes, devemos traçar um perfil completo, com informações práticas (idade, profissão, salário, localização, escolaridade) e abstratas (as suas dores, necessidades, sonhos, objeções, medos e interesses).

Dessa maneira, teremos um guia para a criação de toda a jornada de compra, campanhas, fluxos, textos, vídeos, posts de redes sociais. Saberemos em que pontos tocar para chamar a atenção.

Agora, você deve estar se perguntando como é possível escolher, entre tantos dados de clientes diferentes, o que vai compor a persona. E é sobre isso que vamos falar a seguir!

Como montar a buyer e brand persona?

Uma imersão no seu target

Bem, a estruturação da buyer persona envolve muitas entrevistas e levantamentos com clientes. A equipe responsável deve encontrar pontos em comum entre as pessoas com quem conversar, levantando seus principais traços. 

Afinal, esse perfil consiste na junção de diversos clientes em um só. 

Na hora de entrevistar e entender quem realmente é o seu target, não fique refém de assuntos relacionados à empresa. Pergunte sobre o entretenimento que ele consome, sobre o que gosta de conversar, ler, fazer. Todos esses dados vão gerar insights no futuro.

Caso você esteja apenas começando e ainda não tenha clientes, é possível estimarmos com base no seu nicho e nos concorrentes, ainda com pesquisa e entrevistas.

E, se a sua empresa tiver um público-alvo muito diverso ou produtos para diferentes segmentos, é possível desenvolver mais de uma buyer persona. 

Mas não se anime demais! Tente condensar informações, pois ter cinco ou seis personas pode ser prejudicial ao seu negócio, tornando a estratégia confusa, ampla e sem apelo.

A essência da sua marca

Já em relação a brand persona, é necessário olhar para dentro. Pense em quem possui a cara da empresa: pode ser o dono, o gerente, c-level. 

Nesse caso, usamos um conjunto de características pessoais compatíveis com o negócio e características próprias da marca, desenvolvendo assim a persona.

Se estivermos falando de uma empresa com grande porte ou multinacional, é possível que não exista uma pessoa próxima o suficiente para se enquadrar. Nessa situação, construímos um perfil fictício, misturando traços de pessoas distintas, sempre junto dos valores do negócio.

Além desses pontos, é essencial pensar no DNA da empresa. Qual é a principal missão da sua marca hoje? A da Google, por exemplo, é organizar as informações mundiais para torná-las acessíveis. Simples, direta e clara.

Pense agora em sua promessa, sua missão, mas também em seus valores. Esse exercício ajudará na construção da persona. Os pilares de valor da Coca-Cola, por exemplo, são liderança, integridade, colaboração, inovação e qualidade.

Cada empresa deve ter os seus, de acordo com os objetivos, o mercado e, claro, o público. Dessa maneira, como falamos antes, será simples definir um tom de comunicação (ou brand voice) adequado, que expresse o que a marca realmente é.

Amarrando as respostas: buyer e brand persona

Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de estruturar de fato as personas. É um trabalho analítico que vai gerar grandes resultados. Aumentando a eficiência da sua comunicação, a empresa reduz custos e aumenta o seu alcance, convertendo mais.

Para ajudar você nesse processo, disponibilizamos nosso maior segredo: a estratégia. Oferecemos o nosso modelo completo de planejamento para inbound marketing. Saiba mais:

 

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar