Como criar uma máquina de vendas escalável

No último conteúdo publicado, conversamos sobre vários erros nas estratégias de vendas que podem impedir a área comercial da sua empresa de bater as metas. Então, agora que você já sabe o que NÃO fazer, é hora...

Como criar uma máquina de vendas escalável

No último conteúdo publicado, conversamos sobre vários erros nas estratégias de vendas que podem impedir a área comercial da sua empresa de bater as metas. Então, agora que você já sabe o que NÃO fazer, é hora de descobrir como transformar sua equipe em uma máquina de vendas!

Neste texto, você vai encontrar quatro práticas fundamentais que vão solucionar os problemas da área comercial da sua empresa e impulsionar os resultados!

Faça um casamento entre marketing e vendas

O primeiro dos 11 erros que impedem seu time comercial de bater metas é o desalinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Ao promover esse “casamento” entre as áreas, o gestor de uma empresa escapa de uma série de problemas internos e riscos financeiros!

Mas, na prática, como fazer esse casamento dar certo? Para promover um bom alinhamento entre as equipes, é antes necessário entender em que ponto elas estão desalinhadas.

Reveja as metas de cada uma e descubra em que parte há desencontros. A partir daí, elaborar metas conjugadas é uma boa prática. Isso significa, propor objetivos que só podem ser alcançados quando as equipes de marketing e vendas trabalham juntas.

Depois de entender os desencontros, rever as metas e elaborar novos objetivos, você vai ter dois times em um! Para manter o alinhamento em dia é importante que a equipe de marketing compartilhe todos os dados a respeito de acessos e contatos de clientes com o time comercial, que por sua vez deve sempre propor novas análises.

Crie um playbook de vendas

Playbook de vendas é um material que deve servir como registro de processos, dados e resultados e, ao mesmo tempo, um guia para decisões posteriores.

Os principais conteúdos de um playbook de vendas são a especificação das responsabilidades de cada time e o passo a passo para a realização dessas atividades.

Com esse material, a padronização de alguns processos fica garantida! Além disso, o treinamento de novos colaboradores e novos desafios podem ser facilitados pelo playbook de vendas.

Mas é importante mantê-lo sempre atualizado e alinhado aos objetivos da empresa!

Olhe para os dados para virar uma máquina de vendas

Para observar o desempenho das soluções anteriores e garantir seu sucesso é necessário olhar para os dados!

Novas estratégias de organização interna precisam funcionar a longo prazo! Para se certificar de que, a partir delas, os resultados estão melhorando, é importante que o gestor faça o acompanhamento dos indicadores de sucesso (os KPIs e OPIs), das operações e dos processos, principalmente aqueles que foram transformados pelo alinhamento.  

Faça parte do seu time

Além de acompanhar a evolução dos processos e garantir que os resultados sejam positivos, é fundamental que o gestor de uma empresa ensine seu time.

Afinal, não basta analisar o resultado das metas, é necessário acompanhar cada ação realizada para alcançar essas metas. Se a operação não é observada, como julgar o alcance da meta ou até sua efetividade?

Assim, um bom gestor comercial é aquele que participa do dia a dia dos times de marketing e vendas promovendo ações de otimização e aprendizado das equipes. O role playing e o treinamento de operações são grandes aliados neste momento. 

E então, pronto para aplicar essas quatro soluções e transformar suas equipes de marketing e vendas? Nós temos uma planilha de gestão comercial que pode ajudar você a acompanhar e otimizar os resultados da sua equipe. 

máquina de vendas

O Post não tem posts relacionados no momento

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.