Como o omnichannel pode aumentar a performance do seu negócio

omnichannel

Já pensou em integrar seus canais de venda unindo o on e o off com o objetivo de alcançar mais clientes? Essa já é uma realidade possível com o conceito de omnichannel.

Essa é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais comerciais, oferecendo aos clientes uma experiência de compra personalizada e unificada.

Com as constantes mudanças no comportamentos dos consumidores nos últimos anos, principalmente pós-pandemia, nada mais justo do que criar ciclos de vendas que sejam satisfatórios e práticos.

O omnichannel permite a integração de todos os canais digitais de uma empresa. Assim, é possível começar a compra pelo site e finalizar ela no aplicativo, por exemplo.

Muito além de alcançar um número maior de pessoas, a estratégia tem como objetivo identificar em quais canais de venda a sua persona está prestando atenção e a partir disso criar ações que impactem ela.

Em resumo, o omnichannel é uma estratégia de venda multicanal que proporciona ao consumidor uma experiência integrada. Aumentando, assim, as conversões de leads e ampliando as possibilidades de crescimento da marca.

 

Qual a diferença entre omnichannel, multichannel e cross channel?

Apesar de serem muito associados uns aos outros, os três termos possuem características distintas e, assim, devem ser aplicados em diferentes estratégias.

O multichannel, ou multicanais no bom e velho português, é uma metodologia que busca utilizar variados canais de venda para alcançar mais consumidores, tanto online (site, chat, redes sociais e chats) quanto offline (atendimento presencial, eventos, etc).

Bom, até o momento ela parece bem parecida com o omnichannel, não é mesmo? Mas é aqui que as semelhanças acabam, já que o multichannel tem como objetivo estar disponível na maior quantidade de meios possível, não se relacionando diretamente com a unificação dos canais de venda. Assim, o consumidor pode encontrar a marca da forma que for mais fácil para ele.

Enquanto o cross channel, por sua vez, significa “canais cruzados”. E como o próprio nome supõe, essa estratégia combina dois canais diferentes para melhorar a experiência de compra dos consumidores. 

Um bom exemplo são os comércios que permitem a compra online de um produto e a retirada dele na loja física.

Apesar de os três termos estarem relacionados à experiência de compra dos clientes, cada um é aplicado em casos e objetivos específicos.

 

Vale a pena investir em omnichannel?

Um estudo realizado em 2021, pelas empresas All iN e Social Miner em parceria com a Opinion Box, identificou que o volume de brasileiros que começaram a comprar de forma híbrida — ou seja, integrando o on e o off —, já alcança cerca de 60%. Sendo que 16% afirmam comprarem online pela primeira vez a partir de 2020. Evidentemente, esses números são reflexo da pandemia de Covid-19.

O estudo ainda indicou outros números interessantes:

  • 40% dos consumidores valorizam o fato de serem direcionados pelas empresas para as lojas mais próximas, onde poderão encontrar os produtos que procuram.
  • 57% do público acha importante usar os cupons de desconto dos sites ou aplicativos nas lojas físicas.
  • 80% dos entrevistados gostam de realizar a troca ou devolução de produtos comprados online nas lojas físicas.
  • E 76% acham interessante a personalização na entrega de promoções e conteúdos.

Assim, esses indicadores mostram o quão importante é para as empresas e marcas oferecerem uma experiência consistente e adaptável às necessidades dos consumidores. É essa liberdade de escolher onde e quando comprar que impulsiona as vendas dos negócios e aumenta a taxa de fidelização dos clientes.

 

Os diferenciais de investir em omnichannel

À medida que as organizações adaptam suas operações para garantir experiências de compra mais imersivas e eficientes, os consumidores, consequentemente, tendem a indicar sua marca para amigos e parentes.

Assim, além de fidelizar o seu cliente, você tem a oportunidade de converter novos leads em consumidores. Outro ponto de destaque são as ações de marketing integradas que você pode criar.

O omnichannel possibilita uma série de vantagens, conheça algumas delas a seguir:

  • Crescimento e consistência da marca além da loja física
  • Aumento das oportunidades de venda
  • Aumento do ticket médio
  • Ampliação das estratégias de marketing, gerando mais eficiência nas ações de inbound marketing
  • Estoque integrado
  • Geração de valor e autoridade para a marca

 

Omnichannel e os dados

Nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia, muito tem se falado nos dados e suas infinitas possibilidades de acelerar a transformação digital das marcas. Porém, para isso funcionar na prática, é crucial contar com uma coleta e análise de dados eficiente.

O omnichannel é uma estratégia que está intrinsecamente relacionada com os dados dos consumidores e de seu estoque de produtos. Bom, imagine que um cliente compra um determinado produto pelo site e decide retirá-lo na loja física. É importante que seu sistema operacional seja capaz de identificar qual a loja mais próxima para a retirada do produto, certo?

É aí que os dados entram! Ao analisar o perfil de seus clientes e suas preferências, fica mais fácil de ofertar produtos que sejam do interesse dele com base no histórico de compras.

A coleta e mensuração dos dados proporciona aos profissionais de marketing e vendas uma percepção do perfil demográfico e comportamental dos leads já convertidos no funil de vendas.

Além disso, os números são capazes de auxiliar no desenvolvimento de ofertas personalizadas, analisar tendências de consumo e propiciar um ciclo de compra mais satisfatório.

Data Driven Decision 2022

Agora que você já conhece a importância da estratégia omnichannel e, consequentemente, dos dados, que tal mergulhar um pouco mais fundo no universo data driven?

Em 2021, realizamos a primeira edição do Data Driven Decision, um evento totalmente dedicado ao mercado de dados. Muito além de ensinar os primeiros passos para negócios que buscavam implementar uma cultura data driven, também apresentamos conteúdos, pesquisas e tendências desse crescente mercado.

Este ano, nos dias 27 e 28 de julho, você poderá conferir conteúdos exclusivos sobre data driven na segunda edição do DDD, com palestrantes renomados e insights poderosos de empresas que já estão no caminho da alta performance em dados.

Diferente de tudo o que você já viu em um evento online, o DDD é para todos os profissionais que buscam se aprofundar no universo dos dados e implementar uma cultura data driven em seu negócio.

Para participar da maior comunidade Data Driven Decision do Brasil, basta clicar no banner aqui embaixo e fazer sua inscrição:

omnichannel

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar