Comunicação nas redes sociais: como pode impactar no seu lucro

Comunicação nas redes sociais

Não é segredo para ninguém que a comunicação nas redes sociais entre empresas e seu público é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio e, consequentemente, impacta na receita. 

Não precisamos ir muito longe ou determinar um nicho específico quando falamos sobre um bom relacionamento com o público. Quem está no meio digital com certeza já viu organizações que mantêm uma comunicação ativa e bastante próxima dos usuários. 

A Netflix é um bom exemplo disso. Quem acompanha a gigante dos streamings nas redes sociais, já deve ter visto como ela tem um tom divertido em suas publicações, principalmente no Instagram e Twitter. 

Não à toa, a companhia é atualmente o principal serviço de TV por internet do mundo, com mais de 100 milhões de assinantes em mais de 190 países, de acordo com dados da própria companhia. 

Outro exemplo, dessa vez em território brasieliro, que mantém uma comunicação nas redes sociais ativa, é o Submarino, empresa de comércio eletrônico. 

No twitter, a empresa é conhecida por chamar seus seguidores de “Sub Lovers”, além disso, toda sexta-feira, às 16h, o Submarino realiza a “#HoraDoCaféComSub”, conhecido como um momento “pausa”, no qual são discutidos assuntos aleatórios e atuais, que aproximam a empresa dos seguidores, já que ela responde diversos comentários e cria enquetes com tom de humor. 

Mas não precisamos focar apenas em grandes empresas. Qualquer negócio que busca crescer deve manter uma boa relação com seu público-alvo. 

Vale lembrar que não precisa necessariamente ter milhões de seguidores como os exemplos que citamos, dá sim para empresas de pequeno porte manterem uma comunicação nas redes sociais com seus seguidores. 

Como manter uma boa comunicação nas redes sociais 

A internet nos proporcionou um universo de novas opções, muito além de responder comentários, tirar dúvidas e garantir a satisfação dos consumidores durante a jornada de compra, é importante também oferecer conteúdos que sejam relevantes. 

Como fazer isso? É simples! Bom, imagine que você tem uma pequena loja de decoração, que tal começar a criar artigos que ajudem os seus consumidores a combinar móveis e objetos decorativos? Ou que tal dar dicas de limpeza e cuidados? 

Por isso, é relevante que as empresas tenham um blog, no qual possam desenvolver conteúdos consistentes que chamem a atenção do seu público-alvo e ajudem na indexação nos mecanismos de busca. 

Conteúdos esses que podem ser tanto artigos, quanto os famosos materiais ricos como e-books, infográficos, webinars, entre outros. 

A relação entre a comunicação nas redes sociais e o aumento dos lucros 

Quando falamos da relação entre consumidores e empresas, estamos tratando principalmente da maneira como os negócios se comunicam com seus clientes, ou seja, se a experiência de compra é satisfatória, se os problemas são solucionados de maneira rápida e se os prazos estipulados para a entrega de produtos ou realização de serviços são cumpridos. 

Com base nisso, é possível criar um bom relacionamento com os consumidores e fidelizá-los. 

Vale lembrar que, de acordo com o economista americano Philip Kotler, o custo para conquistar um novo cliente é entre 5 e 7 vezes maior do que manter os já existentes. 

Então, vale se atentar para pequenos detalhes que possam proporcionar uma boa experiência de compra. 

Em outras palavras, a comunicação nas redes sociais não é feita apenas pelas empresas. Consumidores insatisfeitos tendem a expressar seu desagrado com algum produto ou serviço na internet, o que pode prejudicar a conquista de novos clientes. 

Nesse caso, a comunicação nas redes sociais é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que você passa credibilidade e se mostra como autoridade, os consumidores manifestam sua opinião sobre os produtos e serviços adquiridos.

Em resumo, todas as ações realizadas no meio digital impactam diretamente na maneira como os clientes enxergam uma marca ou empresa, o que consequentemente afeta a receita das empresas. 

Benefícios da comunicação digital 

No Brasil, cerca de 134 milhões de pessoas são usuárias de internet, sendo que 90% delas acessam as redes sociais todos os dias, de acordo com o TIC Domicílios 2019. 

Estar presente no meio digital e manter uma comunicação nas redes sociais de maneira ativa são importantes estratégias de crescimento para empresas que buscam alcançar mais consumidores e elevar seus lucros. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Maior visibilidade
  • Relacionamento mais próximo com os clientes 
  • Redução de custos 
  • Maior chance de fidelização 
  • Posicionamento e credibilidade no mercado 
  • Aumento do faturamento.

Entretanto, para alcançar esses benefícios é necessário que a gestão de relacionamento com o cliente seja eficiente e rápida. 

Lembre-se, os atuais consumidores passaram a dar mais preferência para empresas ágeis e que possuem atendimento mais humanizado. Por isso, separamos um blog post para te ajudar a realizar uma boa gestão de relacionamento com seu público destacando o impacto disso nas vendas. Confira!

Comunicação nas redes sociais

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar