Conheça e conquiste seu público por meio do Consumer Insight

consumer insight

Quando pensamos em mercado, coletar dados sobre os seus clientes é uma tarefa essencial. Por isso, o método chamado consumer insight está se tornando tão popular entre os profissionais de marketing.

No marketing, o objetivo principal sempre deve ser a criação e a entrega de valores. Desse modo, o seu público-alvo pode satisfazer suas necessidades e desejos. 

Além disso, há sempre a meta principal: obter lucro. Para isso, é necessário que, frequentemente, esses profissionais façam essas 3 perguntas:

  1. O que atrai os consumidores nos dias de hoje?
  2. Como chegar até esse público?
  3. O que desperta o desejo deles de comprar?

Em um mundo onde as tecnologias estão dominando os processos do dia a dia de empresas, achar essas respostas já não é tão complicado como antes. 

Com dados sendo disponibilizados mais facilmente, as estratégias podem ser otimizadas de maneira simples e eficaz. Pensando nisso, o cenário é favorável para que o processo de consumer insight tenha sucesso nas métricas empresariais. 

Porém, primeiramente é preciso saber do que essa palavra se trata e como ela pode te ajudar a conquistar seu público. Continue lendo e descubra o que o consumer insight pode fazer pelo seu negócio.

 

O que é o consumer insight?

De forma simples, o consumer insight pode ser entendido como um processo inovador dentro do marketing.

Ele busca coletar informações relevantes e profundas sobre o comportamento do consumidor, permitindo o entendimento sobre o que eles querem ou precisam.

Pense assim: a maioria dos consumidores estão presentes na internet e eles deixam um rastro de dados nesse ambiente digital, seja nas redes sociais ou em mecanismos de busca, como o Google, Firefox ou Bing.

De acordo com a Math Ads, 80% dos clientes utilizam os smartphones para decidir se irão ou não adquirir algo das lojas que visitam. Ou seja, juntar e organizar esses dados é essencial para criar uma vantagem competitiva na hora de entender os consumidores.

É por meio dessas ferramentas e metodologias de pesquisa que o consumer insight foi desenvolvido. Mas, mais do que isso, ele pode ser estabelecido em dimensões funcionais ou emocionais. Dessa forma, é possível entender o que atrai ou não os clientes.

Também é importante ressaltar que esse processo traz vantagens para ambos os lados. O público fica satisfeito com seus pedidos sendo atendidos, e as empresas podem lucrar mais por terem a solução.

 

Quais dados podem ser coletados por meio do consumer insight

Com as coleta desses dados, é possível aprimorar suas estratégias e entender mais a fundo seu público:

  • Dados demográficos e sociais

São informações sobre quem é o seu cliente, qual a sua localização, quantidade de membros na família e idade. Com dados como esses, você poderá fazer um mapeamento completo sobre seus consumidores.

  • Hábitos de consumo

Mais do que apenas informações sobre seu público, é necessário realmente entender o que ele pensa e como se comporta, principalmente na hora de ir às compras — seja no ambiente virtual ou presencial.

 

As vantagens do consumer insight

Depois de dizer tudo isso sobre o conceito do consumer insight, você deve estar se perguntando o que muda nessa nova fase do marketing e qual a importância de tudo isso, sendo que, o consumidor já era o foco antes, certo?

Pois bem, a maior vantagem que esse processo trouxe para as empresas é o trabalho com dados. Afinal, são eles que possibilitaram sair das suposições e facilitaram as tomadas de decisão.

Em uma época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e pensam muito mais antes de adquirir algum produto ou serviço, fazer sua marca se tornar uma autoridade para eles é um passo gigante rumo ao sucesso mercadológico.

Mas não para por aí: O consumer insight também possibilita que empresas façam: 

  • Campanhas de marketing mais assertivas;
  • Mapeamento da jornada do cliente e identificação de oportunidades;
  • Otimização de produtos e serviços, com um foco mais preciso nas necessidades dos clientes;
  • Melhorias em customer success.


Como colocar o
consumer insight em prática?

Agora que você já entendeu o que é o consumer insight, quais dados podem ser coletados por meio dele e as suas vantagens, está na hora de entender como colocá-lo em prática.

A seguir, trouxemos cinco etapas para começar a melhorar o entendimento sobre seu público:

  • Foque em um objetivo 

Qual é o seu objetivo no mercado? Essa pergunta deve ser feita antes mesmo de começar a procurar por dados.

Com isso, você aumenta a facilidade de segmentação das informações que precisa sobre seus clientes, assim como seus resultados.

  • Faça perguntas

Não, as perguntas que deverão ser feitas não são para os seus clientes, mas sim, para sua própria equipe e time comercial. Com o objetivo em mente, essas questões irão te ajudar a encontrar as respostas que você precisa. 

Pensar em perguntas específicas sobre seu público pode te nortear em direção a uma coleta de dados mais certeira.

  • Desfrute dos recursos

Entenda quais fontes de informação você tem à sua disposição. A partir disso é possível localizar as que fazem sentido serem usadas e aquelas que não irão trazer resultados no futuro.

  • Interprete os dados coletados

Essa é uma etapa extremamente importante, pois é o momento de interpretar aquilo que foi coletado e, enfim, obter insights a partir disso.

Ou seja, é nessa fase que começam a ser detectados padrões de comportamento e hábitos de compra.

  • Comece a aplicação

Com todas as etapas concluídas, é hora de aplicar o que foi descoberto. Nessa fase, o erro mais comum de muitos profissionais é abandonar ou esquecer os dados coletados. 

Porém, essa é a hora de fazer justamente o contrário e pensar em estratégias que coloquem em prática as melhorias e resolvam os problemas que foram encontrados.

Por último, mas, não menos importante, vale lembrar que o levantamento de informações deve ser feito de forma periódica. Dessa forma, é possível analisar as novas tendências de mercado e os novos hábitos de consumo dos clientes.

 

Continue sua transformação analítica com o DDD

Espero que você tenha entendido mais sobre a relevância que o consumer insight possui e como colocá-lo em prática o mais rápido possível ajuda sua empresa a se destacar competitivamente.

Mas, as descobertas não acabam por aqui. Se você deseja continuar uma transformação orientada por dados no seu negócio, o Data Driven Decision é a jogada que você estava esperando!

Diferente de tudo o que você já viu em um evento online, o DDD é para todos os profissionais que buscam se aprofundar no universo dos dados e implementar uma cultura data driven em seu negócio.

O DDD vai acontecer nos dias 27 e 28 de julho, com palestrantes renomados e insights poderosos de empresas que já estão no caminho da alta performance em dados.

Para participar da maior comunidade Data Driven Decision do Brasil, basta clicar no banner aqui embaixo e fazer sua inscrição:

consumer insight

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar