Customer Data Platform: o que é e quais são seus benefícios?

Há algum tempo abordamos a importância de coletar dados dos clientes para tornar as campanhas mais assertivas, mas como armazená-los de forma correta? Hoje, você vai conhecer a Customer Data Platform, uma ferramenta...

Customer Data Platform: o que é e quais são seus benefícios?

Há algum tempo abordamos a importância de coletar dados dos clientes para tornar as campanhas mais assertivas, mas como armazená-los de forma correta? Hoje, você vai conhecer a Customer Data Platform, uma ferramenta ótima para isso.

Responsável não só por armazenar os dados, também organiza e aprimora as informações para que a empresa possa entender melhor qual é a necessidade do seu público para traçar estratégias.

Além disso, reúne dados de diferentes fontes, obtidos de forma online ou offline e, com o cruzamento das informações primárias e de terceiros, cria o perfil do usuário.

Unindo estratégias de big data com tecnologia machine learning, é possível captar comportamentos dos clientes, como suas buscas, informações demográficas, preferências e canais acessados.

Dessa forma, as empresas conseguem aprimorar sua interação e melhorar seu relacionamento com o público, criando mais proximidade..

Por dentro da Customer Data Platform

Vamos falar um pouco mais sobre a ferramenta Customer Data Platform, que reúne dados estratégicos de diversos canais da própria empresa, analisa o comportamento dos consumidores e libera esses relatórios para os gestores.

Essa é uma maneira de todos terem acesso à informações importantes como o que o usuário está consumindo, quais produtos e/ ou serviços chamam mais a sua atenção e seus interesses dentro do site do seu negócio.

Quando mencionamos a Customer Data Platform, parece algo simples e, até mesmo, com pouca importância, mas há um grande potencial nas informações fornecidas e nos mapeamentos dessa ferramenta.

Afinal, cada vez que um usuário faz qualquer interação com a sua empresa, seja pesquisando o nome no Google ou acessando suas redes sociais, por exemplo, diversos dados já vão para o CDP.

Todo esse processo de coleta serve para identificar as etapas da jornada de compra que os seus clientes percorrem e, ao estudar esses dados, transformar a experiência de acordo com o perfil definido.

Esse perfil, inclusive, dará direcionamento para os departamentos de marketing, vendas e atendimento construírem estratégias mais assertivas, focadas no sucesso do negócio.

Segundo um levantamento da Forbes, negócios que utilizam a tecnologia da Customer Data Platform atingem um crescimento de até 2,5% em sua taxa de Lifetime Value, comparados às empresas que não utilizam. 

Por que utilizá-la?

Customer Data Platform é uma ferramenta que complementa e potencializa os resultados de uma estratégia. Além disso, apresenta diversos benefícios gerais para o negócio. Vamos conferir alguns?

Na área de marketing, por exemplo, auxilia na efetividade das ações executadas e, na área de vendas, gera insights importantes para uma gestão do cliente eficaz e bem definida.

O alinhamento entre as áreas também é algo notório e se torna crucial para o crescimento do negócio, e o Customer Data Platform auxilia ao compartilhar dados dos clientes para todos.

Outro ponto é que, ao identificar o perfil do cliente por meio de seus comportamentos, garante a definição dos critérios de compra e da qualificação dos usuários em leads, prospects e clientes.

A compreensão do ciclo de vendas é algo notório na Customer Data Platform, que assegura não só o engajamento das vendas, mas o entendimento do comportamento do consumidor enquanto percorre as etapas.

Benefício da Customer Data Platform

Após a obtenção de tantas informações valiosas, cruzamento de dados e definição de perfis, é possível construir uma estratégia assertiva, proporcionando uma experiência satisfatória para o usuário.

Com a melhora da experiência, o público se torna mais engajado e a taxa de retenção começa a aumentar, caminhando para um crescimento da taxa de conversão.

Afinal, quanto mais o potencial cliente se identifica com o seu negócio, aprova a experiência e encontra soluções nos produtos e/ou serviços oferecidos, mais fácil se torna a conversão.

A constante análise e captura de dados proporciona uma grande evolução na entrega, pois é uma excelente forma de acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo dos usuários e alterar ações para agradá-los.

Atualmente, os consumidores estão em busca de marcas humanizadas, que possuem propósitos similares aos seus e pensam no impacto que causam na sociedade. 

Entenda, por meio de um conteúdo completo, como tornar a comunicação mais pessoal e trazer o usuário para ainda mais próximo do seu negócio:

Descubra como a ferramenta de Customer Data Platform pode levantar dados interessantes para o seu negócio.

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