Dropshipping: o que é e por que utilizá-lo?

Dropshipping é uma técnica que está sendo muito utilizada por empreendedores. Consiste na intermediação dos pedidos realizados por meio de um e-commerce, que vão diretamente para os fornecedores, responsáveis...

Dropshipping: o que é e por que utilizá-lo?

Dropshipping é uma técnica que está sendo muito utilizada por empreendedores. Consiste na intermediação dos pedidos realizados por meio de um e-commerce, que vão diretamente para os fornecedores, responsáveis pelo envio e entrega ao cliente.

A modalidade tem como objetivo não armazenar ou manusear o produto, já que esse trabalho será encarregado para distribuidoras, fábricas, pequenos e grandes fornecedores. 

O contratante do serviço, no caso os e-commerces, serve apenas como intermediário na parte de marketing e vendas. Ou seja, uma grande vitrine virtual, sem preocupações com processos de pós-venda, por exemplo.

O dropshipping é utilizado para trazer grande variedade para os consumidores e é feito para aqueles empreendedores que não querem se preocupar com estoque, manuseio e entregas. 

E os lucros são obtidos por meio de percentuais por cada venda realizada. É uma grande chance de fechar negócios em larga escala, aumentar seus ganhos e não precisar investir em estrutura.

Os fornecedores e distribuidores, por outro lado, garantem um aumento em suas vendas e maior exposição dos seus produtos. Ambos os lados saem ganhando.

Além desses benefícios, os empreendedores se sentem atraídos para aderir a essa técnica em seu e-commerce por não ter gastos com entrega e com as operações logísticas. 

Como ocorre a seleção dos fornecedores?

Para adotar um modelo de dropshipping em seu negócio é preciso fazer uma avaliação de todas as opções disponíveis, quais produtos se encaixam na grade de vendas de sua loja e se há sortimento. 

A localização também é um tópico de grande importância, pois é ela quem determina o valor de frete e tempo de entrega, e promove uma experiência mais satisfatória ao consumidor.

Após esse processo de seleção, os contratos são selados e o dropshipping começa a acontecer, mas sempre com muita transparência com os consumidores, indicando que o produto é anunciado por uma empresa, mas o manuseio e a entrega é feita por outra.

Relação entre empreendedor e distribuidora

Para que o processo ocorra de maneira assertiva e entregue um serviço de qualidade para o consumidor, há algumas práticas importantes para manter a rotina organizada e o e-commerce sempre atualizado.

Por isso, a lista de produtos deve ser atualizada frequentemente pelo fornecedor. Se possível, essa atualização deve ser automatizada e acontecer instantaneamente. Isso evita erros de estoque e gargalos na produção.

Quanto mais o empreendedor se empenha em comunicação e ações, maior é o retorno, o que garante maiores ganhos para o seu negócio.

Empreendedor e fornecedor devem estar em total sincronia no processo de dropshipping, sempre compartilhando informações de pedidos, status de entrega e possíveis problemas.

Mesmo que as tarefas sejam separadas, é imprescindível manter um controle com tudo o que está acontecendo desde o início da compra até o pós-venda. A partir desses feedbacks e relatórios é que surgem as melhorias.

Benefícios ao adotar a técnica de dropshipping 

O dropshipping é uma técnica acessível, que não exige grandes recursos para ser aplicada. Esse é um ótimo indicador para quem deseja iniciar um negócio e não tem muito capital, matéria-prima e, principalmente, espaço disponível.

Por ser um método 100% online, o início das atividades pode demandar menos tempo e ser menos burocrático. Isso não quer dizer que não há necessidade de um bom planejamento e definição de objetivos.

Como já citamos ao longo do conteúdo, é ótimo para quem não consegue ter um espaço físico, pois não exige nada além de um bom computador e um site com bom desempenho para atrair bons clientes.

E uma das principais vantagens do dropshipping é a divisão de responsabilidades. O fornecedor fica responsável por grande parte do atendimento, potenciais problemas e pós-venda. Você só está fazendo uma intermediação entre cliente e fornecedor.

É um modelo de negócio que se encaixa aos novos padrões e proporciona lucro com poucos gastos, ideal para quem está querendo ter seu próprio negócio e iniciar no digital.

Grandes experiências podem ser obtidas ao observar o que o consumidor está buscando e facilitar a entrega dos produtos e serviços de maneira inovadora e segura.

Mudanças que transformaram o consumo

Esse novo modelo de negócio só é possível por conta da transformação digital e a automatização que ela traz para os nossos dias. Ferramentas, dispositivos e tecnologias proporcionam inovação nas soluções.

Por isso, realizar uma transformação analítica em seu negócio te ajudará a mantê-lo em constante movimento, acompanhando as tendências do mercado e atingindo o público com mais assertividade. Confira mais em nosso blog post:

Para quem deseja começar um negócio, mas tem poucos recursos, o dropshipping pode ser a solução perfeita! Confira tudo sobre essa técnica:

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.