Conheça 3 estratégias de vendas para aumentar seu ticket médio e fidelizar clientes

Aprenda a usar o upsell, o downsell e o cross sell em suas estratégias de vendas e conquiste ainda mais clientes para seu negócio. Confira:

Os hábitos do consumidor se transformam a cada dia. Para conhecê-lo e convencê-lo de que ele precisa do seu produto ou serviço, é preciso conhecer técnicas e estratégias de vendas que vão além de um discurso convincente.

É comum um profissional achar que, por estar tanto tempo trabalhando em determinado setor, domina tudo sobre ele e, assim, cria-se uma certa resistência a fazer cursos e desenvolver novas habilidades.

Essa é uma mentalidade que torna difícil a sobrevivência no mercado. Afinal, a atualização constante é essencial para o crescimento de quem trabalha com vendas.

Hoje, vamos falar sobre três técnicas de vendas que provavelmente você já viu e talvez até  utilize sem saber – upsell, downsell e cross sell – além de mostrar como alcançar resultados incríveis com elas.

Afinal, o que é upsell, downsell e cross sell?

Upsell

Deseja aumentar sua batata por apenas R$1 real?”. Com certeza você já ouviu essa frase em algum lugar!

Essa simples pergunta explica a técnica de vendas chamada de upsell, que é incentivar a compra, com uma característica específica, para entregar uma melhor oferta ao potencial cliente.

Ou seja, a ideia é oferecer ao cliente uma experiência melhor por meio de produtos ou pacotes de serviço complementares que sejam do interesse dele.

Quando você faz com que o consumidor compreenda que o seu serviço será mais aproveitado ou mais rentável se ele adquirir um pacote premium, isso é um upsell.

Dessa maneira, o potencial cliente acaba fazendo um upgrade na aquisição, o que consequentemente aumenta o ticket médio do seu negócio.

Vale ressaltar que upsell não é venda casada! Com o upsell, você dispõe uma oferta mais atraente para o seu cliente, diferente da venda casada, em que você condiciona a aquisição de um produto a outra venda, o que é ilegal. 

Downsell

Essa estratégia tem como objetivo garantir a venda. O downsell propõe a redução do valor do produto ou serviço de interesse do seu cliente.

Mas assim eu vou perder dinheiro!”, talvez seja isso o que está pensando. Porém o downsell é exatamente o contrário.

Vamos imaginar um exemplo simples. Você está em uma loja e gostou de uma blusa mas não vai levar pois não pode pagar por ela. 

Antes de ir embora e desistir totalmente da compra, a vendedora te mostra um modelo similar, por um preço que você pode pagar e, assim, você faz a compra. Isso é o downsell.

É oferecido ao cliente um produto ou serviço que ele de fato tem poder aquisitivo para comprar. Com essa estratégia, seu ticket médio diminui mas você não perde o cliente ou a venda.

No contexto digital, é possível que os seus clientes estejam passando por dificuldades e peçam uma redução no escopo. Para não perdê-los, você deve negociar uma alternativa plausível, reduzindo os custos e mantendo o cliente.

Cross sell

O cross sell é definido como uma das estratégias de vendas cruzadas. Imagine que você tem uma loja de móveis e seu cliente está procurando um sofá. 

Após ele decidir pela compra, você oferece produtos que não estão diretamente ligados ao de interesse inicial, mas que podem ser complementares. Neste caso, uma televisão, uma estante, um tapete, entre outros.

Diferente das outras técnicas que apresentamos, essa é mais difícil de ser aceita pelos clientes, uma vez que o produto oferecido não tem relação com a procura do cliente, mas não podemos deixar a oportunidade passar.

Aplique as estratégias de vendas e conquiste clientes

Perguntar não custa nada e, caso o cliente aceite a oferta, você o fideliza e ainda aumenta seu ticket médio! 

Essas são as estratégias de vendas mais utilizadas pelo mercado para estimular negócios, fechar vendas, aumentar de ticket médio, e até reter clientes.

Agora que você já conhece essas técnicas, basta aplicá-las em seu negócio ou treinar sua equipe para isso.

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