4 importantes estratégias para a fidelização de clientes

fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma estratégia extremamente importante para qualquer negócio. Você sabia que o custo de manter em sua base um cliente já existente é 5 vezes menor do que conquistar um novo? 

Além disso, clientes fiéis têm mais chance de indicar a sua marca ou empresa para outras pessoas, atraindo novos leads qualificados para seu processo de vendas. 

Outro diferencial é que consumidores leais têm mais probabilidade de contratar seus serviços com mais frequência, gerando uma renda quase que fixa para o seu negócio. 

Ou seja, a estratégia de qualquer negócio deve ser focada em reter clientes e construir um relacionamento fiel com eles. Sabe como isso é possível? Por meio da jornada de compra! 

Uma jornada de compra que seja satisfatória e propicie uma experiência única, é um fator crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, fidelizar também é uma estratégia para atrair novos leads

Por que a fidelização de clientes é importante?

Quando falamos sobre a retenção de consumidores, uma coisa é certa: clientes leais são a fonte mais fácil e segura de gerar receita

Em uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, 80% da receita futura de uma empresa virá de 20% dos clientes já existentes. Ou seja, investir em novos leads é importante, mas propiciar experiências inesquecíveis para esses 20% dos consumidores, é indispensável. 

Além disso, uma clientela fiel está diretamente relacionada à possibilidade de atingir uma receita previsível, ou seja, é possível saber o quanto você vai lucrar ao final de cada mês. 

Outro diferencial é que a fidelização de clientes impacta na maneira como sua organização lida com os processos do dia a dia, uma vez que clientes fiéis são mais suscetíveis a dar opiniões sinceras e compartilhar experiências, o que impacta destaque pontos que devem ser melhorados e os direcionamentos futuros.

4 importantes estratégias para a fidelização de clientes

Quando falamos sobre a retenção de consumidores não há uma fórmula mágica ou metodologia específica que garanta isso. A melhor alternativa é colocar alguns fatores em ação, levando sempre em consideração seu público-alvo e a segmentação na qual o seu empreendimento está inserido.

Acompanhe a seguir, quatro estratégias para a fidelização de clientes

Exceda as expectativas

Os hábitos dos consumidores mudam constantemente, estar atento a essas mudanças garante o aumento do seu faturamento por meio da conquista de novos leads qualificados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo CX Trends 2020, sobre hábitos e preferências do consumidor moderno, 35% das pessoas acreditam que 10 minutos é o tempo ideal de espera por um atendimento. A pesquisa ainda indicou que no pós-venda, mais de 50% não gostaria de esperar 1 hora por atendimento. 

Ou seja, os clientes estão mais exigentes. Em circunstâncias como essa, a melhor alternativa é qualificar o seu atendimento, reduzir prazos de entrega, propiciar um atendimento ágil e encontrar soluções eficientes. Essas são boas apostas para negócios que buscam impulsionar a fidelização de clientes

Antecipe problemas 

Alguns problemas são totalmente previsíveis e com a organização certa é possível evitá-los. 

A fidelização de clientes requer atenção, então avisá-los quando uma fatura está para vencer ou entrar em contato para comunicar algum atraso na entrega do produto ou serviço oferecido, são ações que demonstram que você está preocupado com a satisfação deles. 

Comunicação humana e personalizada é essencial 

Em tempos onde o avanço digital é a bola da vez, a automação dos processos se torna algo quase inevitável. Porém, muitos clientes ainda prezam por uma comunicação que vá além dos robôs. 

Em outras palavras, propicie que os usuários sejam atendidos de maneira mais humanizada, e sempre que necessário tenha um atendente disponível para ajudá-los. 

Programas de fidelização são uma boa aposta 

Pensar no seu modelo de negócio é crucial para definir qual programa de fidelização faz mais sentido. 

Lembre-se de também levar seu público-alvo em consideração. 

Sistemas de pontos conforme, parceiras, prêmios ou benefícios VIPs são importantes apostas para empresas que buscam a retenção de seu público. 

Fidelizar é pensar além 

Construir uma base fiel de clientes traz uma série de benefícios, diminuindo os custos, acertando nas previsões e fortalecendo os laços com eles. 

Porém, esse é um trabalho que deve ser desenvolvido durante toda a jornada de compra, o que inclui o pós-venda. Por isso, seja receptivo (a) aos feedbacks, compreenda as necessidades de seu público e invista em tecnologias que facilitem os processos do dia a dia e integrem seus diferentes canais de vendas.

Seja pelo celular, tablet ou computador, é importante que a experiência de compra seja única. Para te auxiliar, desenvolvemos um conteúdo especial que aborda a importância de ofertas personalizadas para aumento da receita. Para conferir é só acessar o botão abaixo. 

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