Gestão de clientes: por que é saudável para meu negócio?

A gestão de clientes tem grande impacto na relação entre marca e consumidor, com o intuito de oferecer soluções cada vez mais adequadas. Mas por que aplicá-la ao seu negócio?Empresas de pequeno, médio e...

Gestão de clientes: por que é saudável para meu negócio?

A gestão de clientes tem grande impacto na relação entre marca e consumidor, com o intuito de oferecer soluções cada vez mais adequadas. Mas por que aplicá-la ao seu negócio?

Empresas de pequeno, médio e grande porte devem apostar na gestão de clientes pois esta os coloca no centro da organização, proporcionando atendimento personalizado, conhecimento profundo de seus gostos, dúvidas e desejos.

Dessa forma, é possível atendê-los de acordo com seu perfil, trazendo maior retorno, gerando maior conexão e elevando os feedbacks positivos.

Como realizar uma gestão de clientes eficiente?

Primeiro, esqueça aquela história de que o consumidor só deve ser persuadido para efetuar a compra. Com a gestão de clientes, você foca em atrair, fidelizar e reconquistar por meio de conteúdo relevante.

Por isso, é preciso nutrir o relacionamento com o público constantemente. Afinal, ele tem que ser prioridade.

Para te ajudar nesse caminho, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar na hora de fazer essa gestão. Vamos conferir:

Estude o seu negócio

Para entregar um atendimento de qualidade e, principalmente, personalizado, é necessário entender todos os processos executados dentro da sua empresa – dando maior ênfase para a equipe de vendas, que lida diretamente com o cliente.

Identifique gargalos, qual é o tom de comunicação utilizado, quanto tempo dura o seu ciclo de vendas, como é realizada a abordagem.

Esses pontos mostram ao gestor como organizar melhor as demandas, o que deve ser reajustado. Assim, a confiança do consumidor cresce e o relacionamento se torna próximo.

Conheça o seu cliente

Reúna os dados coletados, classifique e separe de acordo com os perfis identificados. Dessa forma, é possível padronizar os atendimentos de acordo com as necessidades e gostos em comum.

Isso faz com que o cliente se sinta mais acolhido, depositando sua confiança na empresa. A gestão de clientes é, acima de tudo, sobre esse conhecimento das necessidades.

Não se esqueça do pós-venda

Esse é um ponto muito citado em diversas estratégias e na gestão de clientes não poderia ser diferente. A fidelização ocorre se, após a venda, a empresa ainda se preocupa em manter o relacionamento

O cliente deve se sentir valorizado, entender que é considerado mais do que um número. Portanto, encontre maneiras de continuar a conversa.

Ofereça suporte, realize uma pesquisa de satisfação, indique produtos que podem dar match com a compra efetuada, envie conteúdos interessantes. Resumindo, se faça presente.

Invista no relacionamento com o cliente 

Sim, nós já citamos esse tópico algumas vezes, mas é importante ressaltar a sua importância quando falamos da gestão de clientes

Podemos dizer que ele é o ponto crucial para alcançar os resultados esperados. Isso porque é uma maneira de conquistar o cliente, mostrando seu valor, saindo dos atendimentos padrões, impessoais e frios. 

Treine sua equipe de vendas para compreender o cliente e proporcionar uma experiência única e personalizada.

Gestão de clientes e o funil de vendas

Uma gestão de clientes tem uma relação direta com o funil de vendas, pois visa proporcionar agilidade e praticidade para a fluidez dos processos comerciais.

O funil de vendas torna a visualização do andamento dos processos mais fácil. Mantém a equipe de vendas atenta aos clientes que estão estagnados no meio do funil, atenção ao realizar follow up constante e a distribuição de tarefas.

A gestão de clientes é uma ótima ferramenta para trabalhar o funil de vendas por completo, em todas as etapas – qualificando os leads que podem se tornar clientes em potencial e nutrindo-os até a finalização da compra.

Também proporciona vantagens como a redução da taxa de churn, eliminando os leads que não possuem o perfil do seu negócio, aumenta o número de vendas e reduz a perda de clientes ao nutrir potenciais clientes, entre outros.

Eleve seus resultados

Uma gestão eficiente proporciona melhor entendimento sobre quem é o consumidor, se o perfil está de acordo com seu negócio e seus objetivos.

A curto prazo, proporciona melhor desempenho em vendas, decisões pautadas em dados e atendimentos ágeis.

Por isso, reestruture os processos da sua equipe de vendas e aposte em uma técnica mais eficaz, que mantenha a sua empresa evoluindo de acordo com as exigências do consumidor.

Para alavancar a conquista de clientes, saiba também como deixá-los tomar decisões durante o processo de compra:

 

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.