Dicas para realizar uma boa gestão de relacionamento com o cliente

Descubra o que é e como implementar uma boa gestão de relacionamento com o cliente em seu negócio para conquistar fidelização e aumento nas vendas.

O cliente tem estado cada vez mais ativo na jornada de compra, certo? E para conquistá-lo e levar soluções de qualidade, é preciso pensar em como está o entendimento da sua empresa sobre ele. Por isso, a gestão de relacionamento com o cliente se faz necessária.

É uma técnica utilizada para garantir que todas as áreas da sua empresa estejam alinhadas  e com o foco no cliente, se tornando cada vez mais eficientes em seus serviços.

Mas você sabe o que é e como realizar uma boa gestão de relacionamento com o cliente? Continue acompanhando o conteúdo para descobrir.

O que é a gestão de relacionamento com o cliente?

Conhecida como Customer Relationships Management (CRM), a gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia voltada para entender melhor o consumidor, seus hábitos e adiantar algumas tendências e necessidades antes do tempo.

Apesar de levar a mesma sigla do sistema CRM, a estratégia é focada no atendimento ao cliente, no desenvolvimento do relacionamento e, principalmente, em colocá-lo em primeiro lugar em suas operações.

O objetivo da gestão de relacionamento com o consumidor é ainda melhorar a lucratividade do negócio e fidelizar os clientes com ações mais assertivas.

E como funciona essa estratégia?

Para ter uma implementação eficiente, é preciso entender que existem quatro pilares que regem a gestão de relacionamento com o cliente: pessoas, estratégia, processos e tecnologia.

Cada um desses pilares tem grande importância para que a estratégia flua e traga bons resultados para o negócio.

Afinal, os colaboradores precisam se manter engajados e comprometidos para colocar em ação todas as estratégias que foram definidas, monitorar os seus resultados e propor novos ajustes.

Dessa forma, o gerenciamento das interações entre marca e cliente são mais fáceis de serem medidos, controlados, e muitos dados são coletados nesse processo, sendo posteriormente analisados e utilizados para gerarem novas ações.

Unida à tecnologia, a gestão de relacionamento com o cliente traz uma nova perspectiva por meio dos dados, organizando, automatizando e alinhando os planos para atrair novos clientes e a fidelizar os que já existem.

E ao contrário do que muitos podem pensar, essa estratégia não envolve apenas a área de atendimento, mas também marketing e vendas.

São essas áreas que estruturam, planejam e executam ações voltadas para o consumidor, suas expectativas, desejos e necessidades.

Dicas de como tornar a gestão de relacionamento com o cliente mais eficiente

Para que a gestão de relacionamento com o cliente se torne eficiente é importante utilizar um sistema CRM integrado às operações, mas, em paralelo, investir em ações que tragam ainda mais resultados.

Sendo assim, decidimos separar algumas dicas que podem otimizar e tornar esse processo ainda mais eficaz. Confira:

  • Automatize os fluxos de entrada de novos leads (e-mail marketing e landing page)
  • Procure entender quais são as dúvidas do consumidor e produza conteúdos mais assertivos e direcionados 
  • Mantenha um relacionamento próximo com o cliente 
  • Atualize constantemente sua base de clientes e as informações que possui
  • Utilize as redes sociais como suas grandes aliadas para gerar valor e engajar o público
  • Fique de olho em novas plataformas que podem agregar e automatizar ainda mais a operação do seu negócio

Ao realizar uma gestão de relacionamento com o cliente de forma eficaz, os resultados positivos começam a aparecer. 

Quando os dados são analisados e as compras monitoradas, é possível resolver pequenos gargalos antes de ocorrer um problema, o que significa a diminuição de reclamações e devoluções. 

Ao identificar as necessidades do cliente, o atendimento torna-se personalizado e mais eficiente.Com o rastreio dessas informações, novos perfis de consumidores são identificados, conquistando novos potenciais clientes.

Ainda com o cruzamento dos dados, há um direcionamento de campanhas e ações de marketing que auxiliam na taxa de retenção, em novas formas de comunicação e proporcionam mais agilidade.

Para capturar os dados do cliente é necessário ter ética e entender alguns pontos importantes para não infringir a privacidade do usuário. Por isso, separamos um blog post para te ajudar a obter essas informações da forma correta. Confira:

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