KPIs e OKRs: conheça os indicadores de sucesso para o seu negócio

Entenda a diferença entre métricas e indicadores de sucesso, o que são KPIs e como a metodologia OKR pode ajudar a sua empresa crescer.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” Essa frase é de 1990 e foi dita por William Edwards Deming, estatístico e filósofo conhecido como o “pai da evolução na qualidade”. Mesmo depois de 30 anos, ela ainda é muito atual no marketing digital, afinal, monitorar os resultados por meio de métricas e indicadores de sucesso é o que revela se realmente estamos no caminho certo.

Analisando os dados 

Métricas podem ser entendidas como estatísticas de performance. Em outras palavras, elas são responsáveis por mensurar o desempenho operacional de uma atividade por meio de um volume de dados gerais ou específicos.

Essa mensuração geralmente é feita por ferramentas como Google Analytics, SEMrush, Google Search Console, entre outras.

E embora existam centenas de métricas que podem ser monitoradas, você não precisa acompanhar todas. O interessante é prestar atenção naquelas que têm a ver com o seu segmento, estratégia e objetivo. Dessa forma, você foca apenas em dados pertinentes ao seu negócio.

Ainda assim, existem indicadores de sucesso que se encaixam em diversos setores e não podem ficar de fora dos seus relatórios. São eles: 

  • ROI (Retorno sobre o investimento)
  • CAC (Custo por aquisição de cliente)
  • CPL (Custo por lead)
  • Taxa de retenção e de conversão
  • Ticket médio
  • Origem de tráfego
  • Ranking nos mecanismos de busca

 

Analisando seus números periodicamente, você consegue ter uma visão muito mais clara sobre o sucesso das ações e sobre a sua marca. É possível analisar o que está dando certo e o que pode ser otimizado para estratégias e operações mais assertivas.

Indicadores de sucesso: métricas e KPIs são a mesma coisa?  

Existem muitas dúvidas em relação aos KPIs e as métricas. Primeiro, precisamos entender que os dois servem para medir os resultados de uma estratégia. A diferença entre eles está na etapa em que serão mensuradas e no objetivo da mensuração.

As métricas são pontos gerais de quantificação, que oferecem dados para otimizações diárias. Já os KPIs representam critérios estabelecidos para alcançar determinadas metas e verificar o bom andamento do seu negócio. 

KPIs e OKRs: os indicadores do sucesso

KPIs

Em português, KPI significa indicador-chave de desempenho. Sua principal função é apontar valores quantitativos referentes aos processos internos de uma empresa. Assim, é possível gerenciar de forma mais eficiente todo o nível de sucesso das estratégias.

Com KPIs bem definidos, fica mais fácil visualizar os resultados das operações, a fim de elaborar metas e estratégias alcançáveis e plausíveis. Por exemplo, se todo seu processo está rodando com bons resultados mas a sua taxa de retenção está baixa, provavelmente existe alguma etapa no atendimento ao cliente que precisa ser revisada.

Além de serem divididos em primários (que estão diretamente ligados ao seu objetivo e indicam que você está ajudando a empresa a ganhar mais dinheiro) e os secundários (que devem justificar os primários, ou seja, mostram como os objetivos primários estão sendo alcançados), os KPIs também possuem algumas categorias:

  • Indicadores de produtividade: esses indicadores têm o objetivo de mensurar a quantidade de recursos que uma empresa usa para gerar um determinado produto e/ou serviço, a fim de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos.
  • Indicadores de qualidade: apontam erros ou imprevistos durante o processo produtivo.
  • Indicadores de capacidade: demonstram o quão competitiva uma empresa é, uma vez que analisam a capacidade de resposta de um processo.
  • Indicadores estratégicos: esses KPIs mostram como está o andamento da empresa com relação às metas estabelecidas. Eles fazem um comparativo entre o atual momento da empresa e o que é esperado. 

OKRs

A metodologia OKR, redução do termo Objectives and Key Results, procura simplificar a maneira com que colocamos os objetivos de um negócio em prática.

Para entender o seu funcionamento, é preciso saber o que significa cada parte de seu nome e entender como elas se complementam.

Objetivos

Os objetivos, ou objectives, representam a direção desejada pela empresa. Por isso, devem ser formulados com atenção e devem ser transmitidos de forma bastante clara. Ou seja, é possível afirmar que tais propósitos precisam fazer parte da cultura do negócio para que bons resultados sejam obtidos.

E, para que os objetivos sejam cumpridos, é necessário que os resultados-chave sejam colocados em prática.

Resultados-chave

Também chamados de key results, os resultados-chave são utilizados como parâmetros para entender o quão perto a empresa está de atingir os seus objetivos.

Tratam-se de pequenas metas que, quando colocadas em prática, ajudam na implementação dos grandes objetivos.

Diferente das metodologias tradicionais, o OKR traz uma proposta mais flexível e mais direta, uma vez que o seu segredo consiste em ter poucos objetivos por vez, que devem ser claros e disseminados entre os colaboradores.

Fazer com que todos entendam a importância de seu papel nos resultados gera mais engajamento entre o time.

Esta estratégia preza pela transparência das informações. Sendo assim, os reportes são semanais e todos os funcionários podem ver os números da empresa. Outra vantagem das reuniões periódicas é que, com elas, é possível entender se uma meta será ou não batida com mais eficiência. Assim, consegue-se tomar uma decisão baseada em dados rápidos em meio ao processo que já está em andamento.

Com o OKR, para alcançar grandes resultados, não serão necessários esforços fora do seu alcance.

Saiba como definir os KPIs e OKRs

Agora que você entendeu o conceito, que tal aplicar as KPIs e OKRs em seu negócio? Para te ajudar nessa missão, a Layer Up desenvolveu um podcast sobre a definição de objetivos e metas. Confira:

 

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