Como criar uma experiência de marca interativa e aplicá-la em seu negócio

marca interativa

Você já pensou nas vantagens em investir em uma marca interativa? Quando o seu negócio foca em experiências que envolvem seus usuários com estratégias personalizadas, além de promover melhor um conteúdo ou um evento, também fortalece o branding e aumenta a chance de se destacar diante da concorrência.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais em busca de ofertas inovadoras, já que diariamente, diversas marcas brigam pela atenção de usuários nas mais diferentes plataformas, desde anúncios em redes sociais até pop-ups em serviços de streaming.

No amplo universo do branding, uma marca interativa é capaz de transformar um conteúdo básico e promovê-lo a ponto de fazer com que um cliente realize atividades a partir desta entrega. Essa promoção pode ser feita por meio de quizzes, conteúdos sazonais, interações offline, downloads de guias, e-books, entre outros. 

Além disso, uma marca interativa é capaz de oferecer uma experiência única aos clientes, ajudando-os a aprender e entender sobre ela. Ou seja, os mantêm constantemente ativos e interessados em permanecer assim

Continue a leitura e descubra como construir e aplicar uma experiência de marca interativa em seu negócio.

Construindo uma experiência de marca interativa em 5 etapas

Qual marca não quer ser reconhecida como sinônimo de inovação no mercado? É por esse motivo que hoje você aprenderá a construir uma marca interativa e aplicar essa experiência para cativar o seu público. Para isso, é importante seguir as cinco etapas a seguir. Confira:

Etapa 1: prepare o seu time 

A partir do momento em que você decide investir em uma experiência de marca interativa para humanizar, aproximar, interagir e fidelizar o seu público, é fundamental que o seu time esteja engajado no assunto para realizar a melhor entrega.

Pensando nisso, que tal começar pelo brainstorm? Reúna a equipe e peça para que todos observem o mercado ideal. A partir disso, destaque os desejos das suas personas: conteúdos, eventos, vídeos, games, etc.

Por exemplo, se o seu negócio atende pessoas que trabalham em locais de longa distância, elas provavelmente se interessam por leituras durante o trajeto de ida e volta. Por que não investir em um material que possa ser baixado pelo smartphone?

A partir do brainstorm você terá visões diferentes sobre os possíveis desejos das personas e poderá definir a melhor experiência para cada uma delas.

Etapa 2: defina a sua experiência interativa e trace os caminhos

Após reunir toda a equipe e conhecer melhor as personas do seu negócio, chegou o momento de definir qual experiência faz mais sentido para cada uma delas e traçar os caminhos para atingir o objetivo.

Como citamos no início do conteúdo, existem algumas mídias que podem ser usadas na experiência de marca interativa, tais como:

  • Stands interativos
  • Ativações imersivas
  • Quizzes
  • Lookbooks
  • Aplicativos
  • Shows virtuais
  • Flipbooks
  • E-books
  • Lives interativas

Todas as opções propõem manter o usuário curioso e interessado no seu material, seja de maneira física ou online.

Depois de definir essas propostas, você deve traçar os caminhos para colocá-las em prática. Ou seja, para experiências interativas, será necessário contar com uma empresa especializada em eventos, caso você opte por realizar um evento online, aposte em um time com experiência em lives, por exemplo.

Etapa 3: pesquise muito!

Antes de ativar a sua campanha de experiência de marca interativa, é fundamental muitas pesquisas e testes para que nada dê errado. 

Por que isso é importante? Se você investir em um aplicativo, por exemplo, é necessário verificar a responsividade, navegação, experiência visual, funcionalidade, desempenho e estabilidade, privacidade e segurança, entre outros detalhes que podem fazer a diferença. Assim, a experiência de marca interativa será a melhor possível e você poderá lançá-la com mais segurança, diminuindo as possibilidades de perder dinheiro com o investimento.

Etapa 4: invista na campanha de lançamento

Agora que você realizou todos os testes necessários e aperfeiçoou os detalhes, chegou o momento de lançar a novidade ao público.

Quando a sua experiência de marca interativa for lançada, a sua empresa terá a oportunidade de: 

  • Ganhar autoridade no mercado e gerar mais receita
  • Mostrar ao público que não está estagnada no tempo
  • Mostrar aos clientes que está constantemente focada em criar soluções de valor a eles

Se o lançamento ocorrer em determinado horário, que tal ativar a curiosidade do seu público com uma contagem regressiva? Você também pode disparar algumas informações através do e-mail marketing.

Em casos de eventos interativos, investir no marketing de redes sociais e parcerias com influenciadores digitais pode ser uma ótima ideia.

Etapa 5: atente-se aos feedbacks

Obter feedbacks dos participantes é a peça-chave para saber se o investimento valeu a pena.

Isso porque você precisa saber o que seus clientes pensam sobre a sua marca, esse feedback ajudará a traçar novos objetivos e aperfeiçoar futuras ações. 

Portanto, não deixe de adicionar um formulário de pesquisa de qualidade aos participantes assim que o evento ou leitura acabar. Você também pode oferecer um benefício extra ou desconto para preencher a pesquisa ao final.

Essa estratégia também servirá para captar depoimentos que podem ser usados em ações de marketing futuras.

Experiência de marca interativa é sinônimo de fidelização

Como você pode ver, investir em interação de marca é uma excelente estratégia para atrair novos clientes, mas além disso, fidelizar os que já te conhecem. 

Portanto, esse é o tipo de relação que pode transformar os seus canais de contato em algo mais receptivo, funcionando mais do que como um serviço de atendimento, mas como um método de aproximação com o público.

Se a sua empresa deseja pensar nas opções possíveis para sua próxima campanha, desenvolvemos um conteúdo especial que aborda importantes estratégias para a fidelização de clientes. Para conferir é só acessar o botão abaixo.

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