Descubra o que é Marketing Flywheel e como aplicá-lo

Marketing Flywheel

Com a evolução do mercado e as mudanças no modelo de marketing e vendas, os processos de jornada de compra estão cada vez mais focados na experiência do cliente, tanto que o Marketing Flywheel — considerado por muitos como o substituto do funil de vendas —, surgiu com esse objetivo. 

Entenda como essa nova metodologia surgiu e quais os diferenciais de aplicá-la em seu negócio. 

O que é Marketing Flywheel?

A nova técnica tem como principal característica abordar o marketing e vendas de uma perspectiva diferente das tradicionais e muito conhecidas do marketing digital. Ela, por sua vez, é totalmente focada em propiciar uma boa experiência de compra aos consumidores, garantindo a fidelização deles. 

Diferente do popular funil de vendas, o Marketing Flywheel tem uma forma circular, fortalecendo a ideia que o ciclo de vendas não tem fim. Tanto que o termo Flywheel significa volante de rotação, ou seja, mecanismo que propicia força à máquina. 

Assim, essa metodologia tem três focos, sendo: atração, engajamento e experiência do usuário. 

Quais os diferenciais do Marketing Flywheel 

Como já citado anteriormente, o Marketing Flywheel busca uma comunicação mais próxima com os usuários, não à toa ele coloca o consumidor como ponto central dos processos, criando então um valor contínuo. 

Na prática, a técnica visa desenvolver diversas ações que não terminam após a venda. Na realidade, todo o processo é conduzido pela experiência do cliente, mesmo antes de iniciar a venda. 

Alguns outros diferenciais desse modelo de marketing de atração são:

Continuidade de processo se venda sem ponto final 

Em outros modelos de marketing de atração o ponto final acontecia quando o usuário adquiria um produto ou serviço, uma vez que o objetivo dessas técnicas era levá-lo para a conversão. 

Já com o Marketing Flywheel os consumidores são atraídos e motivados a comprar cada vez mais, mantendo essa relação depois do pós-venda por meio de iniciativas de retenção. 

Oportunidade de venda por meio da força 

Em geral, quando os possíveis compradores compartilham suas informações de contato, as empresas traçam estratégias para alcançá-los. 

Porém, no Marketing Flywheel não é dessa maneira que acontece, o primeiro passo é atrair os leads, depois desenvolver dinâmicas de engajamento e por último propiciar uma experiência inesquecível.

Então, por meio de uma experiência positiva, os clientes antigos e novos compram  cada vez mais. 

Benefícios e resultados

Um dos maiores benefícios dessa estratégia é corrigir possíveis falhas em estratégias mais antigas ou pouco eficazes. 

O Marketing Flywheel pode ser aplicado em qualquer modelo de negócio, entretanto, é ainda mais interessante quando aplicado aos negócios B2B. Afinal, como já sabemos, esse processo comercial é mais longo e complexo, desta forma, conquistar mais clientes e manter um relacionamento longo é muito mais vantajoso. 

O que impacta diretamente no que conhecemos como CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Ao investir em uma metodologia de retenção de clientes, como o Marketing Flywheel, você não precisará gastar dinheiro e tempo para atraí-los novamente. 

Assim, eles serão responsáveis por gerar a receita fixa do seu negócio, aquela na qual é possível prever o faturamento a cada mês. 

Em resumo, a tecnologia expandiu e muito as possibilidades de marketing e vendas, mas também propiciou aos consumidores uma nova forma de consumir, com mais opções e  conforto. De repente, com alguns cliques é possível comprar inúmeros produtos e serviços, então por que não atendê-los de maneira dinâmica e funcional? 

Construa um ciclo de fidelização entre sua marca e seus consumidores com o Marketing Flywheel. E, caso você tenha dúvidas em como desenvolver um e-commerce que agregue valor para sua marca e atenda as necessidades de seus clientes, acesse o material que produzimos: 

Marketing Flywheel

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar