Marketing multicanal: veja como as empresas têm investido na diversidade de conteúdo

Marketing multicanal

Ao passar do tempo, as marcas aderiram a diversas formas de inovar e se destacar no mercado, sendo a estratégia de marketing multicanal uma delas. Principalmente quando observamos o cenário atual, que está completamente dominado pelo universo de entretenimento, por exemplo.

Além de buscarem por novos meios de atingir o público já consolidado, ao utilizar outros canais, os negócios também expandem as possibilidades relacionadas aos novos perfis de consumidores.

Quer entender como a Netflix e outras grandes empresas utilizam a estratégia de multicanal e descobrir como aplicar no seu negócio? Continue por aqui!

 

O que é marketing multicanal?

Assim como falamos anteriormente, o marketing multicanal é uma forma de fazer com que a sua marca alcance maior visibilidade por outros meios.

Essa estratégia permite que a campanha seja veiculada simultaneamente em diversas plataformas, tanto online quanto offline

Entenda que não existem limites para inovar, por isso, diversas empresas têm se posicionado e levado as suas campanhas para plataformas diferentes.

Elas partem do princípio de “quem não é visto também não é lembrado” e visam também alcançar reconhecimento de marca — e, consequentemente, o aumento de vendas.

Isso porque essa estratégia não propõe apenas explorar “terrenos” diferentes, mas também alcançar o seu público em diversos canais.

 

Qual a diferença do marketing multicanal e o omnichannel?

Apesar de a estratégia de multicanal e o omnichannel terem o mesmo princípio de utilizar diversos canais como ferramenta de vendas, eles não são a mesma coisa. Isso porque buscam por objetivos diferentes.

O omnichannel propõe que a pessoa compre pelo e-commerce, mas em caso de troca, se ela preferir, também pode utilizar a loja física, por exemplo.

Ou seja, a maneira como o omnichannel funciona está atrelada a como o produto e/ou serviço será oferecido. Já no marketing multicanal, a preocupação é apenas com a divulgação do que a marca oferece.

 

Quais os benefícios do marketing multicanal?

Além dos pontos que citamos sobre visibilidade e maior alcance em relação ao público, confira outros benefícios!

Reconhecimento da marca

Ao utilizar o marketing multicanal, a marca acaba acompanhando o consumidor em todos os meios que ele consome, gerando reconhecimento e reforçando a percepção dele em relação à empresa.

Reforçando também a fixação na mente do público e aumentando as oportunidades de consumo.

Consistência na mensagem

O marketing multicanal permite consolidar o conceito de uma campanha na mente das pessoas.

Mesmo que em canais diferentes, muitas marcas utilizam como base a mesma ideia, o que mais uma vez gera fixação na mente de quem assiste e consome.

O Spotify, por exemplo, além de utilizar a própria plataforma como meio de divulgar os diferenciais de seu serviços, constantemente aplica campanhas em metrôs para alcançar uma visibilidade em massa.

Identificar preferência do público

Muitas vezes, ao se limitar em apenas um canal, a marca acaba não identificando as preferências do seu público e, consequentemente, perde visibilidade.

Por exemplo, um perfil jovem que gosta de McDonald’s nem sempre consome publicidade na televisão. Então, se a marca não utilizar outras ferramentas, como que irá alcançá-lo?

Compreenda que, ao expandir os canais de divulgação, você pode encontrar o lugar perfeito para o seu público.

Explorar todo potencial da marca

Independente do que a marca deseja oferecer, ao utilizar diversos canais, é possível explorar o máximo de uma campanha.

Imagine que, ao divulgar na televisão, as produções acabam exigindo uma estética e estratégia específicas. Já em um outdoor, outra, e assim por diante. Agora, idealize a sua mensagem em meios diferentes.

Com certeza os insights para colocar tudo isso em prática serão inovadores, podendo impactar positivamente o seu público.

 

Como as marcas utilizam o marketing multicanal?

Recentemente, a Netflix tem se destacado nos noticiários por investir em uma desenvolvedora de games: o estúdio Night School, mais conhecido pela produção do sucesso Oxenfree, criado em 2016.

Sabemos que o mercado de games cresceu bruscamente nos últimos anos e em meados de 2016 já se especulava a proporção que os jogos eletrônicos tomariam. Hoje, esse segmento se tornou símbolo esportivo mundial.

Então, ao imergir no universo dos jogos eletrônicos, percebemos que além da Netflix buscar alcançar o seu público em diferentes meios, ela também pretende se consolidar no mercado de entretenimento em geral.

Outra empresa que apostou em um investimento diferente foi a Coca-Cola, que em 2014 pagou US$ 1,25 bilhão pela compra de 10% da Green Mountain, fabricante de máquinas e cápsulas para produção de café e bebidas quentes.

O objetivo é incorporar nos próximos anos ainda mais empresas na organização Coca-Cola, mas dessa vez apostando em mais opções para o segmento de bebidas.

A Magazine Luiza também entrou na lista de empresas que aderiram ao marketing  multicanal.

Em 2013, a empresa investiu R$ 13,6 milhões na Época Cosméticos, especializada em vendas de produtos de beleza pela internet, além de criar uma agência de turismo em parceria com a Azul Linhas Aéreas em 2010.

Percebe-se que apesar de estarem apostando em produtos e/ou serviços diferentes de seu segmento, ainda assim as companhias englobam o seu público, como também alcançam novos, impulsionando as suas vendas e, consequentemente, a sua receita, ticket médio e ROI.

 

Chegou a hora de colocar em prática!

Compreendemos que os exemplos citados acima são de empresas multinacionais ou com capacidade de investimento milionário, mas mesmo a sua empresa sendo pequena, média ou grande, você pode inovar de alguma forma.

O primeiro passo para que o marketing multicanal funcione na sua marca é analisar o custo da sua campanha.

Entenda que para tudo funcionar bem, precisa existir um planejamento. Então, analise todos os canais a serem utilizados e elabore um orçamento dentro da sua realidade.

Após o budget definido e a campanha estar rodando nos multicanais, acompanhe e mensure os resultados. Sempre verifique se tudo está funcionando conforme o esperado.

Ao observar, você também consegue entender melhor as expectativas do seu público e se adaptar às possíveis mudanças durante o processo.

E um último passo, mas não menos importante: veja se os canais que você está utilizando têm gerado conversões. Lembre-se que esse é o objetivo final. Por meio dos resultados você consegue entender o padrão de consumo e o que realmente funciona para o seu negócio.

 

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