Marketplace: como criar uma estratégia eficiente para vender mais?

O meio digital possui adeptos de todas as idades. Por isso, domina diferentes tipos de áreas. Hoje, por exemplo, muitas das compras que realizamos são feitas pela internet. Esse fator originou o que chamamos de marketplace que, de acordo com levantamento da Precifica, cresceu mais de 90% entre 2017 e 2018.

O marketplace corresponde às plataformas especializadas na venda de produtos. Elas reúnem, em um só local, ofertas de uma série de lojas. Dessa forma, o cliente é capaz de encontrar tudo o que precisa de maneira prática e rápida.

Ao funcionar como um shopping virtual, facilita a navegação de todos os visitantes, que além de tudo também podem comparar o custo-benefício entre várias lojas. E, embora isso seja bom para o cliente, gera uma preocupação para o empreendedor: entre tantas opções, como se destacar?

Tudo depende da estratégia que você utiliza para atrair leads e transformá-los em oportunidades reais. Nesse post, vamos conhecer tudo sobre esse universo.

As vantagens do marketplace

Oferecer produtos e serviços na internet não é mais uma novidade. Mas diante de tantas opções, pode ser um pouco difícil escolher a melhor forma para estabelecer o seu negócio.

Enquanto muitas pessoas preferem criar uma plataforma específica para a sua marca, outras se sentem mais confortáveis no marketplace, ou seja, em páginas que funcionam como uma vitrine online.

E por que isso acontece? Simples: porque essa vitrine online oferece uma série de vantagens. A visibilidade que sites como a Amazon proporcionam a um negócio é impressionante. Principalmente se o seu empreendimento é novo, essa será a sua porta de entrada para esse modelo.

Também é possível afirmar que as suas vendas irão crescer bastante. Não só isso: os custos de publicidade em plataformas como essas são reduzidos. Assim, o retorno e o lucro aumentam consideravelmente.

Sendo assim, podemos dizer que dentre os benefícios de optar pelo marketplace estão o ganho de um novo público e o crescimento de seu negócio.

Marketplace e-commerce

Quando falamos de vendas na internet, é comum pensarmos instantaneamente no e-commerce. Entretanto, é importante ter em mente que essa modalidade diz respeito a lojas que trabalham com uma plataforma própria e específica.

Nesse modelo, o empreendedor é responsável por todas as etapas da compra. Por isso, existe um esforço maior e uma limitação de atendimento, e pode demorar um pouco até que se conquiste a confiança do público.

Já no caso do marketplace, tratamos de sites que disponibilizam um espaço para que outros vendedores realizem os seus negócios. Aqui, fica mais fácil gerenciar o negócio e alcançar um público maior, além de ter mais credibilidade por conta da plataforma em que a venda é feita.

Essas diferenças podem parecer mínimas, mas mudam completamente a forma de trabalho e divulgação de produtos e serviços.

3 estratégias que garantem o sucesso de seu negócio online

Para que você se destaque no universo do marketplace, é importante seguir algumas estratégias que prometem oferecer maior destaque ao seu negócio em meio a tantos outros empreendimentos.

Vamos conhecer três deles:

Dê atenção aos detalhes (foto e descrição)

A apresentação do seu produto influencia diretamente na percepção que o internauta terá de seu negócio.

Por isso, antes de tudo, é preciso garantir que a foto seja de boa qualidade e transmita um ar profissional ao cliente em potencial. Esse será, afinal de contas, o primeiro contato dele com a sua marca. É preciso cativá-lo, e ficar atento a esse detalhe pode mudar tudo.

Além disso, a descrição do material também deve ser elaborada com bastante cuidado. Forneça detalhes importantes sobre o objeto para que o lead não fique com nenhuma dúvida.

Muitas vezes as pessoas desistem de realizar uma compra justamente pela falta de informação. Então, tenha cuidado!

Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para divulgar o seu trabalho e os seus produtos. Isso porque passamos boa parte do nosso tempo na internet navegando por aplicativos como Facebook e Instagram.

Mas é preciso utilizá-las de maneira estratégica para que você realmente observe a performance das peças.

Sendo assim, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, que te ajuda a entender as métricas e taxas de conversão. Assim, fica mais fácil saber o que funciona e o que precisa ser melhorado, para que as futuras campanhas gerem resultados melhores.

Aposte na mídia paga

Às vezes, para observar um bom retorno no seu negócio, primeiro é preciso investir nele. E, nesse caso, até mesmo a publicidade entra em ação.

Os anúncios pagos do Google e das redes sociais, por exemplo, possuem um ótimo potencial para alavancar o seu empreendimento.

E não é preciso, logo no começo, aplicar uma grande quantidade de verba nessa estratégia. É possível começar com um valor baixo e ir observando os resultados para, somente depois, aumentar a quantia.

Lembre-se, também, de escolher com atenção as palavras-chave que mais combinam com o seu negócio e que tenham um bom alcance, para obter uma repercussão satisfatória.

O funil de vendas no marketplace

Atualmente, existe uma série de técnicas que visam garantir o sucesso de um negócio por meio das vendas. O funil em Y, por exemplo, promete oferecer maiores oportunidades para diferentes tipos de empreendimento.

Os seus ensinamentos e etapas podem ser aplicados, também, no marketplace. Pensando nisso, separamos um e-book exclusivo e gratuito para que você possa aproveitar todas as vantagens dessa metodologia e, assim, impulsionar as suas vendas.

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