Como ofertas personalizadas podem ajudar na conquista e fidelização de clientes

ofertas personalizadas

Cada pessoa possui uma motivação/ desejo para adquirir um serviço ou produto. Mesmo assim, grande parte dos sites de e-commerce ainda apresentam as mesmas ofertas para todos os clientes, deixando de lado a importância de ofertas personalizadas para aumento da conversão de leads. 

Não precisamos ir muito longe para entender a importância de ofertas segmentadas com base no histórico de compra de cada cliente. Imagine as lojas ou restaurantes que você visita com frequência, em geral, os atendentes já conhecem suas preferências e gostos. 

As ofertas personalizadas têm exatamente esse objetivo: identificar as preferências de cada cliente e desenvolver promoções a partir disso. 

Assim, melhorar a experiência de compra personalizada dos consumidores é crucial não apenas para manter os atuais clientes, mas também para conquistar novos consumidores

Qual a importância de ofertas personalizadas? 

A personalização de ofertas contribui com o engajamento da marca ou empresa por meio do relacionamento construído com os clientes. 

Assim, esse relacionamento vai muito além do valor financeiro, envolve também o valor emocional.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 51,2% dos 13,4 mil consumidores de todo o Brasil,  afirmam que aceitariam pagar mais caro por um produto desde que tenham uma boa experiência de compra.

Por isso, organizações que buscam saber se seus clientes estão satisfeitos ganham mais destaque e apresentam mais chances de fidelizar o público. 

Em contrapartida, empresas que não buscam propiciar uma boa experiência têm mais chances de perder clientes para concorrentes. 

Ou seja, os consumidores estão muito mais preocupados com a satisfação durante a jornada de compra, do que pagar um pouco mais em determinado produto ou serviço.

Entender esse novo consumidor é um fator crucial para oferecer experiências que sejam marcantes e, consequentemente, que levem à fidelização dele.  

Outro resultado indicado pela pesquisa é que 43,1% dos usuários utilizam o celular para realizar compras online, enquanto 54,6% utilizam computadores. Assim, é essencial que os sites de e-commerce se adaptem aos diferentes tipos de dispositivos, a fim de propiciar uma experiência que seja de fato positiva. 

Como desenvolver ofertas personalizadas?

Para desenvolver ofertas personalizadas que façam sentido para seus consumidores, é importante entender o seu público e suas necessidades. Confira algumas dicas a seguir:

Identifique o seu público 

Compreenda quem é o seu público, quais são suas características, localização, estilo de vida, necessidades e objetivos. 

Ao afunilar essas informações é possível entender quais as reais dores dos seus consumidores e oferecer produtos que sejam interessantes para aquele momento. 

Invista em omnichannel 

O omnichannel é uma importante estratégia que deve ser utilizada durante a jornada de compra para o desenvolvimento de ofertas personalizadas. Ele se caracteriza por integrar os diferentes canais de venda para que as pessoas realizem compras e façam devoluções quando quiserem. 

Além disso, é possível começar o processo de compra em um canal de vendas e finalizar em outro. 

Lembre-se: quanto mais opções de canais de venda integrados, mais consumidores se sentirão satisfeitos. 

Use a tecnologia como aliada 

Com o avanço digital, a regra do jogo é clara: se adaptar é necessário. 

Utilizar a tecnologia como aliada durante os processos do dia a dia é uma grande vantagem perante a concorrência. 

Atualmente, existem diversas ferramentas e programas que auxiliam a criação de promoções segmentadas. Por meio delas é possível extrair informações que são fundamentais para identificar as necessidades de cada consumidor. 

A segmentação de oferta para aumento da receita 

Impulsionar o aumento das vendas é o objetivo de todas as organizações. Mas, como vimos acima, isso só é possível quando as empresas buscam facilitar o processo comercial e demonstram atenção durante toda a experiência de compra dos consumidores, o que inclui o pós-venda. 

Em resumo, por meio de ofertas personalizadas, é possível fidelizar e alcançar mais clientes, aumentando a taxa de conversão e impulsionando o aumento da receita. 

Entretanto, algumas outras metodologias podem auxiliar nesse processo, como a positivação de clientes, identificando pontos de melhora e quais estratégias estão tendo o retorno esperado. Para entender mais acesse o conteúdo que produzimos:

ofertas personalizadas

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar