3 passos para investir na fidelização de clientes

3 passos para investir na fidelização de clientes

Consumidores são a base de qualquer negócio. Toda agência ou empresa existe para suprir as suas necessidades. Por isso, a fidelização de clientes é um caminho essencial para garantir a saúde financeira do seu empreendimento.

Atualmente, se investe muito na captação de novos clientes: essa atividade é uma das responsáveis por fazer com que o seu negócio continue funcionando. 

Contudo, não basta simplesmente aumentar a rede de usuários para alcançar o sucesso. É preciso, também, garantir a qualidade do serviço prestado. Dessa forma, você cria conexões estáveis que impulsionam o seu progresso.

Nesse cenário, a fidelização de clientes entra em ação. Pode parecer algo muito óbvio, mas essa técnica que promete oferecer diversos benefícios para todos os lados envolvidos ainda é negligenciada em alguns locais. Vamos entender mais sobre a estratégia!

Por que fidelizar clientes?

Já imaginou gastar recursos, tempo e dinheiro para captar um cliente e, depois de algum tempo, ele desistir do seu negócio? Isso seria muito desanimador, não é mesmo? Para evitar esse tipo de situação, é importante investir em algumas técnicas no pós-venda.

A fidelização procura utilizar uma série de estratégias que visam garantir a satisfação do cliente em várias áreas de uma empresa. Assim, as chances dele fechar negócio mais uma vez aumentam em mais de 50%, ao mesmo tempo em que o investimento também pode ser maior da próxima vez.

Não só isso: um cliente feliz normalmente indica os serviços e produtos de que usufruiu de maneira espontânea. Esse fator passa confiança, ou seja, você terá a oportunidade de fechar um novo negócio rapidamente graças a esse usuário!

Como realizar a fidelização de clientes?

Garantir a satisfação de um usuário a ponto de transformá-lo em um cliente fiel é bem mais simples do que se imagina. Não é preciso pensar em técnicas extraordinárias para que isso aconteça; basta investir no setor de Customer Success, que existe justamente para garantir um bom atendimento.

Para facilitar o entendimento de como funciona esse departamento, separamos alguns pontos importantes que são levados em consideração por quem lida diretamente com os clientes que já são da casa. Confira:

  • Pós-venda: ao fechar uma venda, não abandone o seu cliente. O negócio foi feito, mas isso não quer dizer que o usuário deseja ser deixado de lado ou não tem mais interesse sobre o segmento. Ele já se acostumou, por exemplo, a receber informações constantes sobre o segmento em questão. Então, continue a lhe enviar conteúdos úteis. Assim, ele poderá amadurecer, entender mais sobre o assunto e até mesmo voltar a fazer negócio com você;
  • Programa de fidelidade: dê benefícios para os clientes que já estão em sua base. Um bom programa de fidelidade pode incluir promoções especiais, ofertas de produtos e serviços que ainda estão em fase de teste, bonificações, e muito mais. Tudo isso faz com que ele se sinta privilegiado por fazer parte dessa rede e ser o primeiro a receber informações e promoções;
  • Feedback: fique atento ao que os seus clientes têm a lhe dizer. Crie formulários, peça avaliações, incentive-os a falar diretamente com você tanto sobre aqueles aspectos que eles consideram positivos, quanto sobre tudo aquilo que eles acham que pode ser melhorado. Assim, eles irão perceber o seu engajamento com a satisfação dele.

Além dessas três dicas, você também pode promover diferentes mudanças de acordo com o retorno obtido pelos seus clientes. 

Crie materiais que melhorem a experiência dele com a sua empresa, estabeleça uma régua de relacionamento, procure sempre entrar em contato com ele e entender quais são as suas necessidades.

Todas essas ações fazem com que o cliente se sinta abraçado pela sua agência ou empresa. Mesmo que os processos ainda não sejam perfeitos e ele encontre algumas falhas, ele irá perceber que está sendo ouvido e que as suas sugestões estão sendo levadas em consideração. Essa relação é extremamente importante!

Um passo de cada vez

Se você ainda é novo nesse universo, não se desespere! Pode parecer muita coisa, mas a verdade é que os clientes querem se sentir ouvidos e importantes, e fazer com que isso aconteça não é sempre complexo.

Contratar um time de profissionais eficientes e engajados é o primeiro passo em direção à fidelização de clientes. Além disso, para começar a navegar por essa área, é interessante utilizar algumas metodologias e métricas que lhe ajudem a entender como o usuário se sente em relação ao seu negócio.

Para fidelizar clientes, as estratégias de e-mail são essenciais. Descubra qual delas mais se encaixa em seus objetivos e atende sua empresa em nosso blogpost:

 

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