Personalização de serviços: 5 estratégias para aplicar no seu negócio

personalização de serviços

Todo empreendedor vive sempre com as mesmas dúvidas: o que fazer para diferenciar minha empresa dentro do mercado? Como devo agir para me destacar dos meus concorrentes? O que é personalização de serviços e como ela pode me destacar?

Aliás, aqui vale um adendo: se não há qualquer diferencial no seu negócio, então sua empresa é igual às outras e simplesmente não agrega qualquer novidade. Ou seja, a personalização, a sua marca, o seu jeito de fazer as coisas deve trazer alguma novidade para a sua empresa. 

É necessário que sua empresa expresse algo da sua personalidade.

Já imaginou exibir uma página diferente do seu site para clientes específicos de uma determinada região? Ou então ter um atendimento automatizado de acordo com os serviços que a pessoa buscou no seu site?

Essas possibilidades podem parecer distantes, mas já fazem parte da realidade de muitos negócios, isso porque a personalização de serviços se vale de um conjunto de estratégias que são utilizadas para melhorar a experiência do cliente e ajudar no sucesso do seu negócio.

Afinal, o que é personalização de serviços?

A personalização de serviços é um recurso usado para tornar um produto ou serviço mais pessoal e exclusivo, fazendo com que ele tenha um caráter mais individual e único. Ou seja, o resultado da personalização é um produto ou serviço customizado e singular.

Apesar do termo ter ganhado mais atenção nos últimos tempos, a personalização é algo mais antigo do que imaginamos.

Antes da chegada de grandes fábricas e indústrias, muitos produtos eram feitos por artesãos e micro produtores que produziam artefatos exclusivamente para um determinado cliente a partir de uma encomenda específica.

Dessa forma, o comprador tinha a possibilidade de escolher exatamente como queria que sua peça fosse feita.

Com a produção industrial passou a ser possível fabricar mais produtos em menos tempo e reduzir os preços repassados para o consumidor final, por isso, muitos clientes passaram a dar preferência para consumir das fábricas e indústrias.

Nisso, não foram somente os produtos que perderam um pouco do caráter de exclusividade, o atendimento também sofreu alterações.

A venda que muitas vezes era realizada de porta em porta, passou a ser feita em grandes centros comerciais. Além disso, os vendedores não eram mais os mesmos que produziram os artigos, eram profissionais contratados que às vezes não conheciam todo processo.

Todos esses avanços industriais foram positivos para o desenvolvimento econômico e evolução da nossa sociedade, mas, com o tempo, grandes fabricantes começaram a perceber a importância da personalização de serviços mesmo produzindo em larga escala.

As empresas perceberam que personalizar é uma potente estratégia para melhorar a experiência do cliente.

Mas como fazer isso?

Personalização de serviços: 5 estratégias para aplicar no seu negócio

Para personalizar seus serviços, você pode:

1) Ter uma linguagem própria

Uma forma comum de diferenciar sua empresa do mercado é ter uma linguagem própria.

Essa linguagem pode acontecer nas diferentes formas de comunicação e interação com o cliente.

Por exemplo, pode ser uma jargão que você utiliza no atendimento, um estilo próprio de comunicação em propagandas, e assim por diante. Quando você tem uma linguagem própria, o cliente tem maior facilidade em assimilar sua personalidade.

Vale ressaltar, entretanto, que você não precisa copiar outras pessoas até porque isso não é personalização, basta apenas expressar sua própria personalidade e ser verdadeiro com o que acredita. E isso nos leva a uma outra dica importante:

2) Expressar sua personalidade na empresa

Hoje em dia, o cliente quer saber mais sobre as empresas. Querem saber quem são os criadores, o que eles pensam e qual a história deles.

Por isso, faça o esforço de expressar sua própria personalidade na empresa.

Mostre sua cara, conte sua história, fale do seu dia a dia. Seu cliente se sentirá muito mais conectado com a sua marca.

Essa é uma das formas de pôr a personalização de serviços em prática e atrair mais clientes.

3) Ter um posicionamento bem definido

Toda empresa precisa ter um posicionamento claro dentro de um mercado. Do contrário, ela é só uma cópia de alguma outra.

Para ter um posicionamento bem definido, não tenha medo de afirmar seus valores e sobretudo aquilo que acredita. Toda empresa deve saber e expressar exatamente aquilo que acredita e que está disposta a vender e levar aos seus clientes.

4) Definir a sua vantagem competitiva

Foque em construir a vantagem competitiva da sua empresa.

A vantagem competitiva está bastante atrelada a personalização de uma empresa. Por exemplo, pense em empresas como Netflix, sua vantagem competitiva está justamente na forma de personalizar o seu serviço.

5) Ter uma visão para sua empresa

Saiba onde quer chegar e o que deseja construir com a sua empresa. Enfim, tenha uma visão de futuro.

Ter uma visão da empresa o ajuda a traçar planos e metas para o seu futuro.

Só assim é possível ter uma ideia precisa do que deve ser feito para crescer.

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