Planejamento comercial: guia completo para alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro

Planejamento comercial

O planejamento comercial se tornou a solução para muitos negócios, nele estão presentes os alicerces determinantes para alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro.

Para entender melhor o que estamos falando e descobrir como aplicar essa metodologia na sua empresa, continue por aqui, te contaremos tudo no guia completo a seguir.

 

O que é o planejamento comercial?

O planejamento comercial é o alicerce que conduz a estratégia de vendas.

Em outras palavras, nele estão presentes duas bases extremamente importantes para o andamento comercial de uma empresa: as metas e objetivos.

Ele atua como um roteiro de vendas, criado a partir de estudos e análises dos processos internos e externos da empresa.

Durante essa coleta de informações, são observados desde os produtos e/ou serviços oferecidos até o cenário atual do segmento em questão.

Nele, também são descobertos os possíveis gargalos presentes na gestão, possibilitando aperfeiçoamento do processo.

Sabemos que ainda existem muitos negócios que se baseiam naquela estrutura ultrapassada de vendas, focando apenas em números e metas surreais, mas aqui vai uma revelação: eles terão que se adaptar.

Para uma organização ser bem sucedida atualmente, ela precisa “respirar” dados, estar firmada em um planejamento estratégico efetivo e seguir essa metodologia à risca.

 

Qual a importância do planejamento comercial? 

Aqui na Layer Up sempre falamos sobre a importância de entender o mercado atual, compreender quais são as expectativas dos consumidores e traçar estratégias cada vez mais assertivas.

Por isso, em nossa cultura utilizamos os dados para orientar nossas ações internas e externas, resultando em um planejamento comercial mais eficiente.

Entenda que assim como o oxigênio está para o ser humano, os dados estão para os negócios.

Indo direto ao ponto, se uma empresa não se prepara para os desafios de empreender e não consegue antecipar as tendências ou ao menos procurar satisfazer o seu público, ela não sobrevive.

Por isso, o planejamento comercial é tão relevante, ele te conduz na busca por um ponto de equilíbrio financeiro, auxiliando no desenvolvimento de uma estratégia de vendas eficiente e garantindo retornos positivos.

 

Quais os benefícios do planejamento comercial?

Após compreender a importância de um planejamento comercial para o seu negócio, confira também todos os benefícios:

De olho na concorrência

Quando a empresa estuda o cenário atual do seu segmento e analisa os concorrentes, começa a ter insights de novas possibilidades para o seu negócio.

Equilíbrio financeiro

Outro ponto interessante, é que ao analisar e aprimorar os processos internos da empresa, você acaba gerando mais vendas, aumentando a receita e tornando o negócio auto-sustentável.

Fidelização dos clientes

Na busca por melhorias e adaptações às tendências, você caminha de encontro à satisfação dos clientes que, ao se deparar com uma boa experiência de consumo, acabam se fidelizando.

Equipe motivada

Sabemos que um time com conhecimento de suas metas e objetivos, entrega muito mais performance na hora de vender.

Ou seja, após as otimizações internas com uma definição de estratégia eficiente e crescimento financeiro, a equipe ficará naturalmente motivada e buscará entregar sempre os melhores resultados.

 

Como criar o planejamento comercial?

Ao entender o que é o planejamento comercial, qual a sua importância e benefícios, fica ainda mais evidente que esse é um método crucial para potencializar seus resultados, certo? Por isso, confira o passo a passo para colocá-lo em prática no seu negócio:

Comece pela análise SWOT

Sem abreviação e com tradução SWOT significa, strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Ou seja, comece analisando os pontos importantes da sua empresa, para obter uma análise mais precisa a partir da definição das metas e objetivos.

Defina as metas e objetivos

As metas e objetivos serão os pilares para o planejamento comercial efetivo, por isso, tenha eles bem definidos.

Trace as estratégias

O momento de definir as estratégias chegou, se seu objetivo é aumentar as vendas em 10%, avalie as ferramentas necessárias, invista na capacitação da equipe e na comunicação da empresa.

Plano de ação

Lembra daquele roteiro de vendas que citamos anteriormente? O momento dele chegou! Anote todas as respostas encontradas (as forças, fraquezas e cenário da concorrência) e defina o seu plano de ação.

O momento de estruturar o planejamento comercial é aqui, nele terão os dados, metas, objetivos e as etapas a serem seguidas pela equipe.

Indicadores e métricas

Mensure as métricas definidas para as vendas e analise constantemente se tudo está sendo produzido segundo as metas e objetivos estabelecidos.

A partir dos indicadores escolhidos, você também descobrirá se existem falhas no plano de ação.

Análise dos resultados

A análise constante do planejamento comercial é o que trará resultados efetivos.

Então, mesmo que o processo de vendas esteja alinhado com o plano de ação, confira se os dados obtidos durante as vendas correspondem às metas estabelecidas, se necessário, ajuste os gargalos operacionais e trace melhorias.

Os erros mais comuns na produção de um plano comercial estão na utilização de informações não confiáveis, definição de métricas irreais e na falta de alinhamento com a equipe.

Tenha em mente que o planejamento comercial está aqui para te ajudar a traçar um caminho de vendas bem-sucedido.

 

Saúde financeira e os dados

Para ir ainda mais além nos resultados financeiros de uma empresa, é necessário se atualizar às tendências de marketing e vendas, certo? 

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