Torne o processo de vendas mais humanizado no digital

O processo de vendas passou por diversas mudanças e otimizações ao longo do tempo. As vendas presenciais foram dando espaço para as vendas online, e as lojas físicas dividiram os seus serviços com lojas virtuais e...

Torne o processo de vendas mais humanizado no digital

O processo de vendas passou por diversas mudanças e otimizações ao longo do tempo. As vendas presenciais foram dando espaço para as vendas online, e as lojas físicas dividiram os seus serviços com lojas virtuais e e-commerces.

Tudo isso ocorreu pela mudança nos hábitos de consumo dos clientes, que buscam mais praticidade e agilidade para o seu dia a dia. 

Não podemos esquecer da transformação digital, que já acontece há alguns anos, mas tem se intensificado e exigido evolução contínua e adaptação por parte das empresas.

Com toda essa transformação do mercado, o processo de vendas sofreu uma grande alteração, principalmente com a chegada da pandemia, que acelerou a digitalização de muitos comércios. 

Porém, com o tempo, o consumidor passou a sentir falta de um atendimento personalizado, humanizado, produtos e serviços que se encaixam em seu estilo de vida, de marcas que se posicionem e estejam atentas a tudo que acontece ao seu redor.

Mas como tornar um processo de vendas digital mais humanizado, aproximar o cliente e continuar entregando bons resultados?

Dicas para humanizar seu processo de vendas

Um fator que precisa ser levado em conta na humanização do seu processo de vendas é a forma como o lead é visto dentro do seu negócio.

Esqueça aquela história de que leads são só números, isso é passado. Para conquistá-los é necessário analisar a fundo suas necessidades e encontrar a melhor maneira de solucioná-las.

Atualmente, além da busca por um bom produto ou serviço, há o desejo de viver uma experiência. E a metodologia do funil de vendas em Y é uma forma de gerar valor para seu público.

Por meio das etapas do funil é possível estabelecer conexão com seus clientes em potencial, mantê-los engajados e estreitar o relacionamento ao identificar o momento certo de apresentar a sua solução e realizar uma venda.

O funil de vendas em Y ainda captura informações valiosas, que podem gerar insights para aperfeiçoar o atendimento e torná-lo ainda mais adequado ao desejo dos consumidores.

Não podemos esquecer que ouvi-los é um ponto crucial para tornar o seu processo de vendas mais humanizado e personalizado. Tente entender o que pode ser melhorado, se o site possui um bom funcionamento, e se os processos são claros.

Mostre que eles estão sendo ouvidos e que cada opinião está sendo considerada. Isso é um grande diferencial. 

A interação pode ocorrer em diversos canais, o que importa é mostrar que a comunicação está aberta e, para não afastá-los, evite utilizar uma ferramenta de respostas automáticas.

As vantagens de humanizar o processo de vendas

Humanizar o processo de vendas é se destacar perante a concorrência. Já que ferramentas e chatbots são utilizados para simplificar o atendimento e o tornam robotizado, é possível entregar uma experiência que cative e gere valor para o seu cliente.

Além dos benefícios já citados ao longo do conteúdo, há muitas outras vantagens nessa aproximação com o consumidor.

Com o atendimento personalizado e a atenção voltada para o público, a fidelização ocorre de maneira mais assertiva, pois os consumidores se sentem acolhidos. Assim, incentivam outras pessoas a conhecerem sua empresa, e influenciam indiretamente nos resultados das vendas.

Ao se posicionar de maneira adequada, utilizando uma comunicação que gere conexão e identificação com o público, é possível conquistar destaque, garantindo maior alcance e visibilidade para a marca.

Podemos citar o caso do Nubank, que junto a um novo cartão enviou um presente para o cachorro da cliente. Ou a Netflix, que se posiciona de um jeito único nas mídias sociais. São pequenos gestos que fazem o cliente se sentir especial e ouvido.

Transfira a tomada de decisão para o cliente

Atente-se às mudanças do comportamento do consumidor, que está cada vez mais ativo e não aceita ser diretamente influenciado por marcas ou empresas. Eles querem assumir o controle e tomar suas próprias decisões.

Entenda como é possível transferir a tomada de decisão para o cliente e garantir maiores resultados nas vendas: 

Veja como gerar mais conexão com os clientes ao tornar o processo de vendas do seu negócio mais humanizado:

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.