Transformação analítica: aplique ou veja seu negócio desaparecer

Qualquer empresa que quer se manter firme no mercado e usar dos benefícios da análise de dados precisa conhecer a transformação analítica.

A transformação analítica é um processo pelo qual qualquer empresa que quer se manter firme no mercado precisa passar. Não sabe do que se trata? Então vale a pena prestar atenção.  

Dados sempre foram importantes. A questão é que hoje, com transformação digital, a inserção da tecnologia nos processos e a mudança nos padrões de comportamento humano, isso ficou ainda mais claro e eles ainda mais necessários. 

É por isso que precisamos falar sobre transformação analítica. Neste conteúdo, vamos explicar o conceito e tudo o que ele envolve, além de conhecer mais sobre o trabalho da Boxnet, empresa referência em análise de dados.

Um passo à frente da transformação digital 

Muita empresas já entenderam que o mundo hoje é digital. A tecnologia está se espalhando pelos mais diferentes setores para que os processos fiquem mais ágeis e assertivos. 

Mas você já parou para pensar na quantidade de informações geradas? Só para você ter uma ideia, lá em 2014 já se estimativa que, em 2020, o volume de dados gerados no mundo alcançaria a marca de 44 trilhões de gigabytes ou 44 zettabytes

O que é que as empresas vão fazer com tanta informação? 

Bom, aí é que vem a transformação analítica. Há muita informação sendo gerada e ela precisa ser utilizada de maneira sábia. Para isso, é preciso de uma mudança que exige conhecimento técnico e até mesmo uma nova postura dos profissionais.

A Boxnet, por exemplo, coleta informações de diferentes bases de dados. Dessa forma, utiliza tecnologias eficientes que ajudam o profissional a entender melhor quais são as necessidades reais de seu negócio. Assim, ele é capaz de fazer adaptações e modificar processos, tudo isso para alcançar o sucesso.

Conceitos importantes para entender a transformação analítica 

Vamos a alguns conceitos fundamentais para que fique mais claro o que é transformação analítica e o que ele traz para as empresas. 

Big Data

Quem está antenado com certeza já ouviu falar sobre Big Data. Sabe o grande número de dados gerados que citamos mais acima no texto? É exatamente isso que Big Data é: um conjunto gigante de dados reunidos, sejam eles estruturados ou não. 

Por isso, em torno desse tema estão estudos sobre o que fazer com tantos dados, como armazená-los, como extraí-los e, o mais importante, como analisá-los de forma coerente, utilizando as informações corretas e realmente relevantes no meio de tantas. 

Business Analytics

Business Analytics é uma estratégia empresarial voltada para dados. Informações sobre a organização são exploradas, inclusive com o uso de tecnologias, e então são analisadas para que sejam tomadas atitudes práticas. 

Por isso, está totalmente relacionado ao Big Data. O BA faz uso de arquivos antigos, simulações, planilhas complexas, métricas, entre outros dados. 

Growth Hacking

Uma outra ótima forma de análise exige flexibilidade, principalmente por parte dos gestores de empresas: é preciso experimentar!  

O Growth Hacking, como o próprio nome diz, visa o crescimento da empresa. Para isso, são elaboradas hipóteses, que são colocadas em prática para teste e, assim, são validadas ou não. 

Claro que, para ver se a tentativa deu certo ou não, dados serão analisados. Por isso, essa estratégia une capacidades criativas e de análise. 

Data Driven 

A tradução literal do termo seria “orientado por dados” e, bom, é exatamente isso. Quando uma empresa se torna Data Driven, ela passa a tomar decisões de forma mais inteligente, com base em dados, e não em suposições. 

Cultura analítica

A cultura analítica engloba tudo isso. Adotar a cultura analítica significa inserir processos, ferramentas e metodologias necessárias para que a análise de dados aconteça.

Mais do que isso, é esperado um novo comportamento tanto dos colaboradores quanto dos gestores da empresa, que devem reconhecer a importância dos dados e adotá-los sempre que possível. 

Qual a importância da transformação analítica? 

Não é exagerado dizer que quem não adotar a transformação analítica pode ver o negócio desaparecer. Isso porque as empresas que usam os dados com inteligência saem em grande vantagem.

Para começar, a transformação analítica permite que as decisões sejam tomadas com muito mais assertividade. Como dissemos anteriormente, elas deixam de se basear em suposições, e saem de fatos. 

Tomar decisões mais assertivas significa também economizar, pois os investimentos serão alocados no que realmente é necessário. Se o dinheiro está indo para o que realmente dá resultado, o lucro também é maior. 

A transformação analítica também torna possível a chamada análise preditiva. Com o auxílio de tecnologia, padrões são identificados e é possível fazer uma projeção dos resultados que estão por vir. Para a Boxnet, por exemplo, utilizar as informações do agora para tomar decisões mais assertivas para o futuro é essencial.

E, claro, além de tudo isso, se os colaboradores entendem a importância dos dados para o próprio trabalho, passam a ser mais críticos. É comum, então, que se tornem também mais proativos, em busca de resultados cada vez melhores. 

Qual o papel do Funil em Y na transformação analítica? 

O Funil em Y é uma estratégia que une os processos de marketing e vendas. Com o inbound, do lado do marketing, e o outbound 2.0, do lado das vendas, diferentes empresas, principalmente as B2B, conseguem resultados incríveis.

Para que o Funil em Y funcione, são necessárias ferramentas para o acompanhamento dos leads. Assim, empresas que adotam a metodologia têm informações registradas sobre os processos.

O Funil em Y também pede que todas as decisões sejam tomadas com base nessas informações. É com elas que se torna possível definir, por exemplo, quando um lead deve sair do inbound e ir para o outbound e vice-versa. 

Mesmo os leads que não estão qualificados podem ser nutridos de informações relevantes para eles, também baseadas em dados, até ficarem prontos para o momento da compra. 

Com esse acompanhamento completo, as chances de fechar negócio se torna muito maior. 

Boxnet: a empresa especialista em transformação analítica

Com 20 anos de expertise, a Boxnet possui o conhecimento necessário para impulsionar o crescimento de seu negócio por meio da análise de dados.

Referência no universo da transformação analítica, utiliza tecnologia de ponta e possui um time capacitado para garantir o sucesso de todo o seu trabalho. Dê um passo em direção ao futuro!

 

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *