Publicidade criativa: relembre as melhores campanhas publicitárias de 2022
Você já ouviu falar em publicidade criativa?
Bom, a primeira coisa que você precisa saber sobre esse tema é que a criatividade é algo essencial para o sucesso de uma campanha publicitária e, consequentemente, para a visibilidade e a lucratividade de uma marca.
Mas, nem sempre, ser criativo é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário. Pensando nisso trouxemos 3 exemplos incríveis de publicidade criativa para te inspirar.
O que é publicidade criativa?
De forma simplificada, publicidade criativa é qualquer iniciativa que tenha como objetivo final surpreender a audiência ao promover um produto, serviço ou causa.
Nesse sentido, a publicidade criativa envolve vários formatos e canais, tais como propagandas, outdoors ou redes sociais, e tem por base um conceito diferenciador — que pode ser, por exemplo, a sustentabilidade ou inovação.
Ou seja, em outras palavras, a publicidade criativa é a capacidade de tornar campanhas verdadeiramente originais, impactantes e icônicas, ao ponto de passarem a integrar o imaginário dos consumidores.
No entanto, criar publicidades criativas é um desafio até para as marcas mais experientes. Por isso, é importante buscar cases para se inspirar.
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3 exemplos de publicidade criativa em 2022
Burger King e o app “detector de fantasmas”
O Burger King sempre foi conhecido por gerar ações criativas no Halloween, e em 2022 não foi diferente. Neste ano, o aplicativo da marca para os membros do clube de fidelidade puderam acessar um “detector de fantasmas” exclusivo.
A explicação da empresa para o novo “recurso” foi de que o detector usaria “campos eletromagnéticos” para ajudar as pessoas a encontrar atividades paranormais em suas casas. Quando um “fantasma” fosse detectado, isso desbloquearia combos gratuitos. A promoção ficou disponível até 31 de outubro.
incluir vídeo da campanha > https://www.youtube.com/watch?v=DezbEz59xUA
Menu Hacks do McDonalds
Para seguir na linha de publicidade criativa em fast foods, vamos falar de McDonalds. No início do ano, a empresa aproveitou um movimento orgânico de seus clientes e transformou essa ação em uma campanha.
Nos Estados Unidos, é comum que os clientes mais fervorosos da marca encontrem e divulguem “hacks” no menu online. Ou seja, maneiras de combinar ingredientes para pagar menos pelos mesmos itens ou até criar novos combos com os produtos que o Mc oferece. O que o McDonalds fez, então, foi aproveitar essa onda e lançar oficialmente quatro das refeições mais pedidas através desses hacks.
O “Menu Hacks” fez sucesso e virou notícia no mundo inteiro.
Reddit e seus 5 segundos no Super Bowl
O espaço comercial no Super Bowl, o evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos, é tão concorrido quanto caro. Para se ter uma ideia, na edição de 2022, uma propaganda de 30 segundos custou cerca de 7 milhões de dólares a cada uma das marcas anunciantes. Um site, porém, descobriu como economizar.
Lembrando o caso GameStop, o Reddit veiculou um comercial de apenas 5 segundos com um texto de pouco mais de 120 palavras chamando as pessoas para participarem dos fóruns. De maneira bem-humorada, a propaganda começa dizendo “se você está lendo isso, significa que nossa aposta valeu a pena”. Na sequência, a empresa lembra que seu orçamento de marketing não poderia comprar um tempo cheio de comercial e por isso a ação foi de apenas 5 segundos.
Além de aparecer no Super Bowl, a rede social conseguiu atrair muita audiência para os seus fóruns, tudo isso por meio de uma ideia criativa, que provavelmente veio de uma agência de marketing digital.
E você, quer melhorar sua publicidade criativa? Fale conosco e veja como!