Como a inteligência artificial pode turbinar a sua equipe comercial?
A transformação digital vem ocorrendo há algum tempo, mudando o modelo de trabalho de diversas empresas e implantando a aplicação de novas ferramentas, como é o caso da inteligência artificial.
Novas funcionalidades e usabilidades para a IA têm sido pauta de diversos testes e estudos, como a aplicação dela nos processos de venda.
Segundo pesquisa realizada pela McKinsey, a área de vendas é uma das mais afetadas pelo uso da inteligência artificial e suas automações em processos que antes levavam muito tempo para serem concluídos.
O resultado é extraordinário, já que a equipe comercial consegue destinar esforço e tempo para outros recursos, estudos e desenvolvimento de habilidades para lidar com o público e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor.
Tudo se dá por utilizar a análise de dados em conjunto com a inteligência artificial e outras tecnologias que proporcionam à equipe comercial vendas mais precisas, insights valiosos e otimização de tarefas do dia a dia.
Como implantar a inteligência artificial nos processos de vendas?
A inteligência artificial permite um melhor entendimento do público através da coleta, análise e aplicação de dados. Desse modo, proporciona mais previsibilidade nas ações, assertividade na estruturação de estratégias e garante melhores resultados.
Há diversas formas de utilizar a IA para melhorar o desempenho da sua equipe comercial e tornar o seu processo de vendas mais efetivo, dedicado ao consumidor.
Uma delas é utilizar analytics para obter um follow up mais assertivo, direcionando os vendedores para potenciais clientes, com um perfil traçado e uma comunicação personalizada, mantendo o lead mais engajado durante todas as etapas do processo.
A inteligência artificial também permite, por meio de análises, identificar novas oportunidades de expansão de um negócio com uma modelagem preditiva de contas, que proporcionam um desenvolvimento em verticais.
Outro método de aplicação bastante efetivo é na interação com o cliente pelas plataformas online. Utilize a tecnologia a favor do seu negócio e mantenha o atendimento funcionando mesmo após o expediente dos colaboradores. É uma forma de diminuir as oportunidades perdidas.
Quais são as vantagens?
A inteligência artificial apresenta grandes resultados em diversas vertentes. Desde o conhecimento mais profundo do perfil do cliente até a otimização de processos mais simples da rotina da equipe comercial.
E as vantagens de aplicá-la em todas essas áreas é a automatização da rotina, otimização de tempo da equipe, a análise e o cruzamento de dados, que proporcionam redução de custos, melhor relacionamento com o cliente, assertividade nas estratégias, melhor direcionamento do time comercial e, claro, aumento nas vendas.
Ainda falando no aumento de vendas, a inteligência artificial consegue apresentar uma visão geral dos números obtidos pelo seu negócio, trazendo uma perspectiva importante sobre o andamento da empresa.
Também auxilia na hora de identificar as falhas nos processos, as tendências que podem ser desenvolvidas, o perfil do consumidor, as taxas e tudo o que diz respeito ao seu negócio.
Com dados concretos, as ações dos vendedores são mais efetivas, trazendo o cliente para mais perto, estreitando o relacionamento, proporcionando uma ótima experiência e, assim, gerando mais fidelização e satisfação.
A evolução digital nas áreas de marketing e vendas
O uso da inteligência artificial e outras tecnologias na área de vendas e marketing se dá por um longo processo de evolução de processos, em que o mercado tem cobrado das empresas um modelo cada vez mais ágil e eficiente.
Entenda como ocorreu essa evolução e a união entre as áreas através da metodologia do Funil de vendas em Y: