Por que é tão importante construir cases de sucesso?
Os cases de sucesso são, sobretudo, uma importante forma de provar que você sabe fazer bem o serviço que oferece. Confirmando então, que as metodologias e técnicas utilizadas são efetivas e que o público pode, sim, confiar em seu trabalho.
Inclusive, é por meio deles que os prospects entenderão o que você faz e quais são os resultados alcançados com suas estratégias.
Por isso, muitas vezes os cases são considerados como uma “vitrine” do seu serviço e, convenhamos, quem se interessaria por uma loja que tem uma vitrine desorganizada ou desconexa, não é?
Assim, para a criação de um case de sucesso é importante levar algumas coisas em consideração, nada de achar que qualquer projeto pode se tornar um case!
Neste conteúdo, vamos compartilhar os segredos por trás de um case de sucesso, assim como importantes exemplos que temos aqui na Layer Up. Confira!
O que são cases de sucesso?
Bastante disseminada no mundo dos negócios, a palavra “case” em tradução significa “caso”. Podemos defini-lo como a história de um acontecimento empresarial que pode servir de aprendizagem para outros profissionais e ser uma importante porta de entrada para os leads.
Ou seja, os cases de sucesso são basicamente provas do trabalho que você realizou e dos resultados que alcançou, apresentando todo o caminho percorrido até o objetivo final.
Em uma estratégia de marketing, eles são fundamentais para provar aos leads que sua empresa tem competência e potencial para ajudá-los a alcançar os objetivos traçados.
Isso porque, é por meio dos cases de sucesso que os prospects entendem melhor que tipo de trabalho você faz, quais metodologias utiliza, assim como a forma como os resultados são alcançados.
Mas, não se esqueça: nem todo projeto é um case de sucesso. É importante apresentá-los em seu portfólio, sim, mas alguns materiais merecem mais destaque que outros, devido aos números alcançados.
Por isso a análise de dados é tão importante. É por meio dela que identifica-se quais projetos foram além do esperado e alcançaram resultados surpreendentes.
O que um case de sucesso precisa ter?
Um case de sucesso é a representação do que seu negócio é capaz de fazer. Por isso, ele deve possuir três etapas básicas: objetivo, metas traçadas e resultados alcançados.
Muito além de entender os resultados, os leitores querem compreender quais foram as estratégias aplicadas.
Mas tenha bastante atenção nesta etapa, nada de divulgar informações confidenciais do cliente, afinal, a intenção não é expor ninguém. Por isso, é válido solicitar autorização para a divulgação das informações relevantes.
Não se esqueça de ser objetivo e claro. Se o interesse é prender a atenção do público, dê destaque para as principais informações e aplique importantes estratégias de SEO para aprimorar o conteúdo e conseguir ranquear nas principais posições do Google.
O layout da apresentação do case de sucesso também merece atenção. Por isso, destaque imagens que chamem atenção, use gráficos e infográficos, se necessário.
Afinal, o objetivo é prender a atenção do leitor e mostrar tudo o que seu negócio é capaz de fazer.
É hora de estruturar o case!
O primeiro passo é entender o que você deseja mostrar. Então, nada mais justo do que responder as famosas perguntas utilizadas em um lead jornalístico: o que?, quem?, quando?, como? e por quê?.
A partir daí será possível traçar bem os objetivos da história que será contada, assim como qual estrutura será utilizada. Além disso, não se esqueça de:
- Falar sobre a estratégia utilizada;
- Mostrar os resultados quantitativos (esse é o momento de explorar os números)
- Fazer comparações de dados
- Dar evidência aos benefícios alcançados
- Utilizar depoimentos dos clientes. Essa é uma importante maneira de gerar mais autoridade e atrair mais a atenção do público
Divulgue o case!
Uma importante etapa após a finalização do case é sua divulgação. É essencial que seu público consiga acessá-lo por meio de diferentes plataformas. Então por que não divulgá-lo no e-mail marketing ou em suas redes sociais?
Durante a divulgação, não se esqueça de destacar as principais informações e números. Lembre-se que, antes do usuário ler o conteúdo completo, ele visualiza as informações que estão em destaque.
Desta forma, utilize gatilhos de curiosidade como “descubra como X empresa alcançou X% de crescimento com uma estratégia de Inbound Marketing única!”.
O marketing de conteúdo deve ser valorizado neste momento, e claro, o design deve acompanhá-lo.
Os grandes cases de sucesso da Layer Up
Ao longo de 8 anos de experiência no mercado de marketing e vendas, somos responsáveis pela criação de inúmeros cases de sucesso, que não apenas potencializaram os resultados de nossos parceiros, como também nos ajudaram a conquistar importantes prêmios.
Em 2019, por exemplo, fomos vencedores do 1º lugar na categoria Melhor Case de Marketing e Vendas, da RD Station, com o case desenvolvido para o Grupo Playcenter.
E a grande novidade deste ano é que, mais uma vez, somos finalistas nesta categoria no Prêmio Limitless RD Station 2022. O resultado será divulgado no dia 25/10 e, por aqui, já estamos na torcida.
Na Layer Up, identificamos que esses cases desenvolvidos e prêmios conquistados são, acima de tudo, fruto do árduo trabalho que temos feito juntamente com as metodologias que criamos e a nossa equipe altamente preparada.
Para conhecer melhor os cases que estruturamos nesses últimos anos, acesse o botão abaixo. Neles, você descobrirá as estratégias traçadas, objetivos enfrentados e os resultados conquistados em cada projeto de sucesso que desenvolvemos.