4 tendências de marketing de conteúdo para 2023
Não importa em que setor sua marca faça parte, o marketing de conteúdo está intimamente ligado à sua estratégia de inbound marketing uma vez que mais do que atrair as pessoas para uma oferta, é essencial educá-las até que se tornem fãs da sua marca.
Nesse sentido, um conteúdo eficaz é aquele personalizado e criado de acordo com as necessidades específicas da sua companhia e dos objetivos que você definiu. Neste post, separamos algumas tendências dessa estratégia para 2023 com potencial de influenciar o seu público a tomar decisões conscientes sobre a proposta de valor do seu produto ou serviço.
E então, vamos juntos?
Tendências de Marketing de Conteúdo para 2023
1. As pessoas adoram vídeos curtos
Tik Tok e Reels continuam em alta nesse ano. E à medida que mais plataformas sociais adicionam recursos de vídeo e focam em algoritmos que priorizam esse tipo de conteúdo, essa tendência só tende a crescer e se concretizar ainda mais.
Um estudo recente da Animoto fez uma previsão de que o mercado global de plataformas de vídeo curto crescerá de US$ 1,1 bilhão em 2020 para US$ 2,3 bilhões em 2030, com um CAGR de 10,2%, durante o período de previsão 2021-2030.
Espera-se que a América do Norte lidere esse mercado com uma participação de receita estimada de mais de 40%.
2. Foque nas interações humanas
Se antes os consumidores queriam que as suas organizações transparecessem profissionalismo e formalidade, em 2023 a tendência é outra.
A tecnologia não apenas alterou o comportamento humano em geral, mas evoluiu para criar uma abordagem de marketing centrada no comportamento do indivíduo. Portanto, compreender a psicologia humana, de maneira sensível e empática, é a chave para reunir insights mais assertivos no desenvolvimento das estratégias de conteúdo.
Nesse mesmo sentido, uma pesquisa da McKinsey mostrou que 71% dos consumidores esperam comunicação personalizada e 76% ficam frustrados quando as marcas não as entregam.
3. O e-commerce continua sendo importante
O setor de e-commerce está crescendo rapidamente, com mais empresas movendo suas operações em uma estratégia omnichannel para atender os seus clientes. Por isso, não negligencie a sua experiência online, pelo contrário, procure projetar e oferecer conteúdos que estejam de acordo com a jornada do consumidoR, eliminando os atritos para os eventuais compradores que navegam na sua plataforma.
4. É hora de pensar em SEO
Search Engine Optimization (SEO) e marketing de conteúdo são duas ferramentas que estão intimamente interligadas.
Ao usar as palavras-chave certas, seu conteúdo se torna visível para os mecanismos de pesquisa e é possível obter uma classificação mais alta nas páginas de resultados. E, convenhamos, colocar seu produto ou serviço no topo das buscas e na mente dos clientes ajuda a estabelecer conhecimento, melhorar seu branding, aumentar o engajamento e otimizar a receita.
Aliás, de acordo com o Advanced Web Ranking, um resultado de pesquisa na posição 1 provavelmente receberá o dobro de cliques do que um resultado na posição 2 (30% em comparação com cerca de 13%).
O marketing de conteúdo está evoluindo e definindo a reputação do seu negócio
Como visto nas tendências mencionadas acima, hoje o marketing de conteúdo é muito mais do que apenas vender produtos ou serviços.
Trata-se de criar e compartilhar conteúdo valioso que ajuda a construir relacionamentos e confiança entre as marcas e seus clientes, gerando o fio condutor que integra todas as suas campanhas e as faz funcionar. Assim, o futuro mostra grandes oportunidades para potencializar os resultados e alavancar o crescimento da sua empresa. E se você precisa de ajuda, não esqueça que pode contar conosco!