Tendências de inbound marketing: 3 insights para 2023

Você está por dentro das tendências de inbound marketing para este ano?

Bom, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que o inbound marketing já está mais do que consolidado com uma das principais estratégias para atrair e reter clientes. Porém, para aproveitar tudo que ele tem a oferecer é preciso, antes de qualquer outra coisa, estar atento às novidades do mercado e ter a habilidade de selecionar aquelas que realmente fazem sentido para o seu negócio.

E para te ajudar nessa missão, separamos algumas das principais tendências de inbound marketing para 2023. Confira!

Leia também: Guia definitivo das principais tendências de marketing para 2023

3 tendências de inbound marketing para ficar de olho

Quando falamos das tendências de inbound marketing para 2023, precisamos ir além do que já conhecido, como por exemplo, criar conteúdos relevantes, escolher palavras-chaves estratégicas e, é claro, se manter à frente dos concorrentes.

  1. Conteúdo personalizado

Imagine que você entrou em uma loja online aleatória, colocou alguns produtos no carrinho e desistiu da compra.

Provavelmente, quando você começar a navegar na internet, você será impactado por banners dessa loja e pelos produtos que selecionou. Isso já aconteceu com você? Então saiba que essa estratégia é uma das principais tendências do inbound marketing para 2023.

Afinal, o conteúdo personalizado consiste, basicamente, em usar cookies e ferramentas dinâmicas para entregar aos usuários materiais que estejam de acordo com as páginas que eles procuram ou interagem.

Nesse sentido, quando bem realizada, a estratégia do conteúdo personalizado ajuda a estabelecer uma conexão maior entre a empresa e o usuário. Afinal, ele se sente mais familiarizado com o que está sendo apresentado lá e tem a certeza de que está no lugar certo para resolver suas dúvidas. Além disso, esse tipo de acompanhamento permite entender melhor em qual estágio da jornada de compra o usuário está.

 

2. Formulários x chatbots

Os formulários que inserimos nas LPs e em outras ferramentas de captação são, de uma certa forma, um impeditivo para muitas pessoas.

Imagine, por exemplo, que você fez uma pesquisa no Google sobre um tema Y e foi direcionado para uma página que, para acessar o conteúdo, você precisa preencher um formulário. Provavelmente, você vai sair de lá e procurar algo mais direto, certo?

Bom, isso é o que acontece com a imensa maioria das pessoas. Afinal, elas não gostam preencher de formulários, por menores que sejam e procuram por respostas rápidas, objetivas e diretas. Que sanem suas dúvidas em poucos cliques.

Nesse cenário, os chatbos são uma grande oportunidade para conseguir leads e, ainda por cima, fazer com que eles sigam pela jornada de compra de forma mais ágil. Já que ela é muito mais focada na interação, na agilidade e na objetividade.

Além disso, todo mundo sai ganhando, já que o cliente consegue um retorno rápido e, você, ao mesmo tempo, já consegue qualificar o lead.

3. Conteúdo muito além dos blogs

Calma!

Os blogs ainda são uma excelente estratégia para atrair leads e conquistar autoridade. Não é à toa que 60% dos profissionais do marketing afirmam que a criação de conteúdo para o blog é a prioridade do inbound marketing, de acordo com uma pesquisa do HubSpot.

No entanto, para gerar resultados, o blog precisa trazer tráfego, o que não é algo fácil e muito menos rápido.

Nesse sentido, uma saída é escrever para outros blogs do mercado como convidado, trazendo ali os conteúdos do seu próprio site. Para isso, selecione alguns blogs importantes no seu segmento, faça contato e se mostre aberto a colaborar.

Você pode oferecer uma entrevista, um texto completo ou, até mesmo, participar de uma transmissão ao vivo. O importante é fazer essa atividade com frequência e, claro, sempre se lembrar de pedir para que o blog da sua empresa seja linkado.

Gostou?

Para finalizar, é importante lembrar que apesar de o marketing digital ser muito dinâmico, são justamente as tendências de inbound marketing que permitem com que ele seja mais democrático e eficiente, independente do porte ou segmento do seu negócio.

A grande oportunidade, portanto, está em ficar atento às novas ferramentas, tendências e tecnologias, conseguindo assim extrair o máximo de conhecimento do seu mercado e personas. Além disso, saber exatamente com quem a sua empresa precisa falar e conhecer as frentes de maior impacto faz toda a diferença para otimizar as ações e potencializar os resultados.

E você, qual acha que vai ser a grande tendência de inbound marketing para 2023?

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