Conheça as principais tendências de marketing para 2023

Tendências de marketing

Quem atua no mercado digital, com certeza, sabe que, anualmente, surgem novas tendências de marketing digital para guiar quais conteúdos estarão em alta no próximo ano.

É por meio dessas tendências que empresas dos mais diversos segmentos conseguem pensar seus conteúdos estratégicos e atingir o público-alvo com muito mais facilidade.

Porém, vale destacar que essas novas formas de criar conteúdo não precisam necessariamente ser seguidas à risca. É importante que os negócios sejam capazes de analisar quais formatos fazem, de fato, sentido para o próprio empreendimento.

Este ano, por exemplo, foi possível acompanhar mudanças e novidades diversas, como a presença cada vez mais frequente de vídeos em diversas redes sociais, o Metaverso, a enfim retomada dos eventos presenciais, entre outras. Mas será que todas elas permanecerão no próximo ano?

Neste conteúdo inédito vamos explicar o que realmente é uma tendência de marketing digital e quais são as mais esperadas para 2023. Confira!

O que são as tendências de marketing?

No dicionário, a palavra “tendência” se caracteriza como “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma […]”. Ou seja, podemos definir as tendências de marketing como um caminho que indica o potencial comportamento dos seguidores com base em dados e quais formatos de conteúdos alcançarão o lead com mais facilidade.

É importante sempre lembrar que nenhuma tendência surge do nada. Elas são estudadas levando em consideração as movimentações do mercado e a maneira como as pessoas consomem.

E esse “consumir” não está apenas relacionado a serviços e produtos, mas também aos conteúdos que os usuários acessam digitalmente.

Em resumo, as tendências de marketing revelam-se como importantes formas de prever o futuro digital — e aquilo que estará em alta — com mais assertividade.

Qual a importância das tendências para os profissionais de marketing?

O objetivo principal de todos os negócios é vender mais com qualidade. Assim como em qualquer outro setor comercial, no marketing não é diferente.

Sem as tendências digitais não é possível prever quais tipos de conteúdos estarão em alta e quais serão as principais estratégias para alcançar mais leads.

O Tik Tok, por exemplo, surgiu como uma rede social para fazer vídeos curtos recheados de dancinhas ou de dicas práticas. Porém, com o passar do tempo ele se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo e já acumula  a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, de acordo com o DataReportal, a famosa plataforma de vídeos atingiu 74,1 milhões de usuários em janeiro de 2022.

Ou seja, a rede de criar e compartilhar vídeos curtos se tornou um importante espaço para os influenciadores digitais, suas publicidades e, consequentemente, para empresas dos mais diversos segmentos que buscam conquistar um público maior.

Desta forma, as tendências de marketing ajudam as empresas a identificarem possibilidades de mudança, estar um passo à frente da concorrência e a se preparar para atender aos desejos e necessidades dos clientes.

Assim, por meio delas é possível prever as movimentações do mercado digital e se adaptar a elas com muito mais facilidade e eficiência, gerando resultados promissores e aumentando o ROI.

Prova disso é que somente no 1º semestre de 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$ 53,4 bilhões, de acordo com dados da Webshoppers. O valor representa um aumento de cerca de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

Atualmente, 94% das empresas já adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento, segundo a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil (com base em: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B), que entrevistou 1.386 participantes.

Outro dado interessante foi registrado pela pesquisa da consultoria McKinsey, que identificou que empresas digitalmente maduras com uma presença sólida no ambiente online podem triplicar o EBITDA (lucro antes de juros, depreciações e impostos) frente aos demais concorrentes

Claro que, para obter esses resultados, é necessário ficar de olho nas principais tendências de marketing e conseguir identificar aquelas que mais fazem sentido para o seu negócio.

Quais são as principais tendências de marketing para 2023?

Se o mundo está em constante transformação, seu negócio precisa evoluir junto. Afinal, você não quer ficar para trás no competitivo mundo dos negócios, não é?

A seguir confira as principais tendências digitais para o próximo ano e comece a se preparar:

Marketing responsivo

Uma das principais tendências para 2023 está no formato que criamos conteúdos, artes, websites, vídeos, etc. Isso porque, atualmente, a maioria dos usuários navegam pelas redes sociais por meio de aparelhos celulares.

De acordo com um levantamento realizado pela FGV, o Brasil possui cerca de 242 milhões de smartphones no país, ou seja, mais celulares do que habitantes.

Assim, se o seu conteúdo não é responsivo e ainda segue formatos idealizados somente para computadores, há grandes chances de você estar perdendo público e dinheiro.

Data Driven 

Aqui na Layer Up, desde nossa formação lá em 2014, priorizamos que nossa operação como um todo fosse centrada em dados. Tanto que, este ano, tivemos a segunda edição do Data Driven Decision, um evento digital 100% gratuito, focado nos dados e suas possibilidades de negócio.

Uma das grandes tendências do próximo ano é que cada vez mais empresas adotem uma operação data driven também, colaborando assim, para a criação de campanhas personalizadas e auxiliando que os clientes avancem na jornada de compra.

Os vídeos estarão em alta

O próprio diretor do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a rede — que atualmente possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, de acordo com a própria empresa — terá cada vez mais vídeos.

Isso porque esse tipo de conteúdo tem ganhado mais espaço na plataforma e grande parte dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos.

Por isso, a dica da vez é: invista em plataformas como o Instagram e Tik Tok, redes focadas no formato, para alcançar seu público-alvo

Mas não se esqueça de criar conteúdos de acordo com sua estratégia digital e suas personas, não adianta nada alcançar pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço.

Busca por voz

“Ok Google” e “Hey, Siri” serão frases cada vez mais comuns de se ouvir. Isso porque uma das grandes tendências para o próximo ano é a busca por voz.

Além de ser mais prático dizer apenas algumas palavras ao invés de digitar, essa técnica é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade.

Portanto, para garantir que os usuários encontrem o seu negócio e, consequentemente, seus produtos e serviços, é necessário que as estratégias de SEO sejam adaptadas, considerando esse novo comportamento de busca feito pelos usuários.

Conteúdo interativo

Os usuários e consumidores estão cada vez mais exigentes. Nada mais justo do que colocá-los no centro do processo de vendas, identificando suas dores e necessidades. 

Por isso, o ideal é ir muito além do simples estudo de mercado e começar a englobar também a criação de conteúdos interativos, que mostram a importância da opinião dos consumidores, como avaliações, questionários, chatbots, etc.

Prepare sua estratégia para 2023 com as principais tendências de marketing

Faltam apenas 3 meses para a chegada de 2023 e não dá mais para enrolar, é preciso começar a colocar em prática a estratégia de marketing digital para o próximo ano.

Para te ajudar a conquistar o mercado com mais assertividade, a Layer Up preparou 6 lives gratuitas e exclusivas, com desenhos táticos específicos para cada segmento do mercado: Indústria, Tecnologia, Serviços + Corporativos, Varejo, Educação e Saúde.

Você pode conferir os conteúdos próprios do seu segmento nos dias 5, 6, 7, 11, 13 e 14 de outubro, às 11h. Neles, você encontrará dicas práticas, benchmarking setorizado com análises de ações de Branding, Rebranding, Site, Conteúdo/SEO, Gestão de Redes Sociais e Relacionamento, Mídia e Prospecção.

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