As datas sazonais são um verdadeiro sucesso no Brasil e são fundamentais para movimentar a economia e alavancar as vendas do comércio. Neste Dia das Mães, por exemplo, a Fecomércio-DF espera um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mas, muito além de influenciar na economia, o Dia das Mães — considerada a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal — gera uma verdadeira comoção no universo do marketing.
Como funciona o Dia das Mães?
Devido à pandemia, o setor ainda sofre para se restabelecer, mas a expectativa é de que os consumidores voltem a presentear suas mães com produtos e serviços que representem todo o amor e carinho que elas merecem.
Não basta apenas publicar um post desejando “Feliz Dia das Mães”, nesta data é importante se atentar à criatividade e aproveitar a oportunidade para criar campanhas que chamem a atenção do público, gerando impacto e, consequentemente, um retorno positivo nas vendas.
Afinal, Dia do Marketing ou Dia das Mães?
Você com certeza deve se lembrar de alguma publicidade inesquecível dessa data. Mas, muito além de um copy criativo, músicas emocionantes e atuações impecáveis, cada campanha deve se preocupar em dialogar com o público-alvo e investir na inovação.
E, aproveitando que dia 8 de maio também é Dia do Profissional de Marketing, por que não soltar a imaginação e preparar o seu negócio para trazer bons resultados por meio de uma campanha para o Dia das Mães?
Neste conteúdo, vamos te ajudar a criar a estratégia perfeita para comemorar essa data com muito amor e, claro, muito lucro.
O que mudou no Dias das Mães?
O ano de 2020 mudou toda a perceptiva que tínhamos de consumo. O que antes era uma estratégia efetiva de vendas para produtos ou serviços, nem sempre se encaixa mais.
Com a pandemia, empresas dos mais diversos segmentos tiveram que se reinventar e traçar novas estratégias para conquistar e fidelizar novos consumidores, levando em consideração que o perfil de consumo dos clientes também mudou drasticamente em comparação ao cenário pré-pandêmico.
Outro ponto de destaque foi a evolução digital desse período, foram praticamente 10 anos de evolução em apenas 2 anos. Isso influenciou a gestão de muitas empresas, que tiveram que se adaptar rapidamente à nova forma de consumo e também às novas estratégias de marketing e vendas, agora, no meio digital.
Essa mudança de consumo pode ser percebida, inclusive, na maneira como as mães consomem produtos e serviços. De acordo com o Google, o ranking de pesquisas feitas por esse grupo segue a seguinte porcentagem:
1º Saúde com 46% das buscas
2º Educação com 45% das buscas
3º Alimentação ou Nutrição com 42% das buscas
4º Etapas de desenvolvimento com 32% das buscas
5º Produtos ou Lojas com 25% das buscas
6º Promoções com 23% das buscas
O que também evidencia que, não somente elas são atraídas por campanhas que realçam a sua individualidade, mas também, estão cada vez mais ligadas ao digital e buscam por experiências informativas que gerem melhor qualidade de vida — tanto para si, quanto para os seus filhos.
De acordo com a pesquisa “Mães, Influência e Consumo”, da Youpper, cerca de 75% das mães brasileiras conectadas buscam experiências reais sobre o universo materno em blogs, fóruns, redes sociais e vídeos online.
Outro dado a ser considerado, é que a busca de mães por vídeos sobre saúde e educação no Youtube, cresceram mais de 500% desde 2015, o que traz destaque para esta área e evidencia uma procura mais consciente e uma representatividade realista de quem elas são, podem e querem ser.
Como criar campanhas criativas no Dia das Mães?
Agora que já sabemos como o cenário está atualmente, a dica é se preparar e começar a sua campanha de 2022, 2023, 2024, etc. Nessa etapa, vale procurar outras campanhas de Dia das Mães que se popularizaram. Muito além do famoso comercial do Dollynho, mascote da Dolly oferecendo um refrigerante de presente, existem campanhas que emocionam, geram afeto e inspiram.
O início de tudo, como sempre falamos aqui na Layer, é planejar. Coloque na ponta do lápis quais dos seus produtos podem se encaixar na campanha, quais meios irá utilizar para comunicar isso, qual será o mote da sua comunicação e o que você busca despertar com o seu produto e/ou serviço no seu público. Além disso:
- Fuja dos clichês comuns
- Prepara o meio físico e digital para trabalharem de maneira unida
- Invista em Omnichannel
- Priorize a organização da logística de entrega e os estoques para o Dia das Mães
- Atualize suas redes sociais com curiosidades ou conteúdos sobre a data
- Invista em conteúdos de e-mail marketing caprichados
- Também vale criar promoções e cupons exclusivos para a data
Desenvolver peças publicitárias para datas comemorativas é um trabalho que demanda, além de muita criatividade, muito planejamento e cuidado. Afinal, é importante que a campanha atinja o público certo.
Por fim, busque inspirações de grandes marcas e passe mensagens positivas, de esperança e de muito amor nesse Dia das Mães.
Então é possível vender mais em datas comemorativas?
A resposta é sim! Além de ser possível, também é o foco das vendas de muitas empresas, que baseiam suas campanhas promocionais ou de lançamentos nessas datas.
Isso acontece porque acreditam despertar maior interesse, devido ao desejo cultural de presentear alguém — um sentimento, que apesar de interrompido em 2020, voltou a crescer em 2021 e tem previsão de continuar crescendo nos próximos anos.
Ou seja, a união entre a nova fase do cenário digital e o novo padrão de consumo, alinhada com as diversas estratégias de marketing e vendas existentes, não só podem te fazer vender mais durante essa época, como também garante que os resultados do seu negócio cresçam.
Quer obter insights valiosos como esse e impulsionar os seus resultados com estratégias de marketing e vendas? Confira outros conteúdos abaixo: