Nova atualização do Instagram: o que muda e como isso impacta no seu engajamento

Logo do Instagram para ilustrar a nova atualização do aplicativo

Já se tornou comum: a cada nova atualização do Instagram rapidamente o assunto vira notícia e os perfis já começam a se movimentar para se adaptarem ao novo padrão, seja na hora de produzir ou até mesmo de consumir os conteúdos na plataforma.

A novidade da vez são os 3 novos tipos de feed — Página inicial, Favoritos e Seguindo — que oferecem experiências distintas e mais parecidas com o que os usuários realmente querem ver em sua rede social. 

No conteúdo a seguir você vai descobrir o que muda com a última atualização do Instagram e como você pode preparar sua marca para acompanhar essa transformação em uma das redes sociais mais importantes para empresas.

 

A nova atualização do Instagram

A mais recente atualização da plataforma do Instagram está na visualização do feed. A mudança trouxe 3 opções de exibição da página principal do aplicativo, onde ficam os posts e stories.

A plataforma já vinha fazendo testes há algum tempo, mas a partir de agora é oficial para todos e o feed poderá ser exibido das seguintes formas: Página inicial, Favoritos e Seguindo.

Segundo o próprio Instagram, uma das principais mudanças para o usuário é ter mais controle sobre o conteúdo que consome e a possibilidade de voltar para o tão amado feed cronológico.

Vale lembrar que, no começo da rede social, o feed era organizado dessa forma, com todos os posts exibidos na mesma ordem que foram postados (cronológica). Mas, desde uma modificação em 2016, o feed passou a ser exibido de acordo com as recomendações dos algoritmos.

E foi assim até pouco tempo: o algoritmo controlava exclusivamente o que entrava no feed do usuário com base nos conteúdos que cada um mais interagia, sugerindo perfis e conteúdos similares. Basicamente, quanto mais você vê e interage com um perfil ou um assunto, mais dele você vai continuar vendo.

Se a mudança ainda não apareceu para você, calma, isso acontecerá em breve. A partir do dia 23 de março de 2022, a atualização se tornou global e está chegando gradualmente a todos os usuários do Instagram.

 

Outras características da nova atualização do Instagram

De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a nova atualização veio para atender aos pedidos do público pela volta do feed cronológico, depois de tanto tempo em um feed organizado pelo algoritmo.

Porém, Mosseri também acrescentou que muitos usuários se adaptaram bem ao modelo e gostam do feed como está, por isso, não faria sentido trazer mais uma atualização geral. Segundo a plataforma, “as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos. Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico” (Instagram, 2022).

A solução, então, foi deixar que os próprios usuários personalizem sua experiência, colocando o cronológico como uma opção, e não, uma imposição; assim, só quem prefere essa forma vai mudar ou até alternar entre os modelos.

 

Como fica o feed então?

Bom, como você pode ver, a nova atualização do Instagram trouxe 3 tipos de feed diferentes, com focos distintos também. A seguir, você vai ver quais são as principais características de cada um e entender melhor o que você pode esperar de cada opção.

 

Página inicial

Nesta opção, continua tudo igual: o algoritmo continua trazendo mais do que o usuário já curte, com recomendações similares aos conteúdos que ele interage em ordem de relevância.

Hoje esse feed é uma mistura desses conteúdos com maior destaque e exibição para posts de pessoas e coisas que o usuário já conhece; mas, depois da atualização, o algoritmo vai apresentar cada vez mais conteúdos sugeridos de perfis novos — bastante parecido com o que acontece na área “Descubra”, da rede social vizinha, o TikTok.

 

Favoritos

Esta é a grande novidade desta atualização e traz para o feed somente os posts de perfis que o usuário favoritou, em ordem cronológica. Este recurso é como se fosse um degrau a mais na rede social e não exclui os perfis que já são seguidos, mas cria a possibilidade de tornar um perfil ainda mais importante para a experiência do usuário.

O modelo permite favoritar até 50 contas, que aparecem com uma estrela na aba inicial. As contas não são notificadas e podem ser alteradas a qualquer momento. 

 

Seguindo

Essa opção é exatamente como era no início do app: um feed composto unicamente por posts de perfis que o usuário está seguindo e também em ordem cronológica. 

A volta deste modelo de feed marca a concretização da vontade dos fãs na rede social, com um pedido que começou a existir assim que o feed mudou para a classificação pelo algoritmo. Segundo os próprios especialistas, o novo feed “Seguindo” trará uma experiência mais orgânica e mais domínio sobre o conteúdo e poderemos conferir os resultados em breve.    

Quando o Instagram estiver atualizado, assim que o usuário acessar o app, a visualização padrão será a Página inicial e para alterar o modo é só clicar sobre o logo do Instagram, no canto superior esquerdo da tela.

 

O Instagram

Apesar de ser muito conhecido e utilizado hoje, o Instagram demorou um pouquinho para conquistar seu espaço nos nossos smartphones. O aplicativo surgiu em 2010 e no início seu conteúdo era composto unicamente por fotos. É como se ele pegasse um recorte do que outras redes estavam fazendo e focasse somente nisso.

Mas as atualizações não vêm de hoje, visto que a rede social está sempre buscando por inovação e novos jeitos de conquistar seus usuários. Os vídeos, por exemplo, surgiram logo depois de seu lançamento e continuam evoluindo em formatos e duração.

Desde o IGTV e stories até o mais recente reels, os vídeos são responsáveis pelos melhores resultados da rede social hoje e prometem continuar crescendo com o impulso do algoritmo e novas ferramentas que incentivam sua criação.

E, por falar em resultados, o Instagram ultrapassou 1 bilhão de usuários só aqui no Brasil e cresce mais a cada dia, inclusive com cada vez mais marcas aderindo aos seus formatos e audiência.

Para provar nosso ponto, trouxemos algumas das principais atualizações mais recentes que apareceram na plataforma. Confira com a gente:

 

Reels — formato novo ou renovado?

Depois de oito meses de testes com contas selecionadas, os reels foram liberados para todos os usuários do Instagram, em mais de 50 países, em agosto de 2020. O formato de vídeos curtos (de até 15 segundos) surgiu para bater de frente com o TikTok — ou seria para que a Meta (grupo detentor da rede social) tivesse sua própria versão do sucesso?

Assim como a rival, os reels também oferecem ferramentas de gravação e edição de vídeos diretamente dentro da plataforma, que permitem criar conteúdos de maneira rápida e intuitiva.

 

Fotos para ouvir

Este recurso, que já estava presente nos stories e reels, passou a estar disponível também para as fotos do feed a partir do último trimestre de 2021.

Até agora, a novidade teve uma das adesões mais rápidas do Instagram e permite inserir até 90 segundos de áudio nas fotos postadas no feed; um jeito de movimentar o formato sem descaracterizar completamente a marca registrada da rede social.

 

Posts colaborativos

Lançada também em 2021, essa foi uma das atualizações mais interessantes para marcas e influencers, já que permite que mais de um perfil compartilhe da autoria. 

O post colaborativo fica visível nos dois perfis e, consequentemente, chega a dois públicos, atingindo também duas audiências, ou seja, benefícios em dobro. Para utilizar a novidade basta selecionar a opção “convidar colaborador” da quando estiver marcando um @ em sua publicação.

 

Como se adaptar à nova atualização do Instagram

Assim como vimos, de acordo com a própria plataforma, pesquisas comprovam que os usuários acabam interagindo mais com as publicações em um feed ranqueado pelo algoritmo do que quando se trata de um feed cronológico. Como, então, se adaptar à nova atualização do Instagram e sair à frente dos seus concorrentes?

A primeira regra é saber que, mais do que nunca, é importante produzir conteúdo de qualidade. Mesmo no feed Página inicial, somente as melhores publicações — as que mais provocam o usuário, que o convidam a interagir e querer ver mais daquele conteúdo — serão entregues.

Então, a primeira adaptação a ser feita, caso não seja realizada ainda, é criar conteúdos relevantes, interessantes e envolventes, dentro da sua área e de acordo com o seu público, para encantar sua audiência e engajar seus seguidores com o que você tem a apresentar ou vender.

Não é hora de investir em estratégias rasas (e até anti-éticas), que trazem resultados a curto-prazo. A palavra-chave aqui é fidelizar seu público, mesmo que isso seja bem mais desafiador e não aconteça do dia para a noite.

Outra dica muito importante é ficar de olho nas atualizações do Instagram. Sempre que a rede social lança uma novidade, seja um recurso, formato ou até um teste (como os exemplos que você viu por aqui), ela prioriza a entrega de conteúdos que já começam a explorar essas atualizações.

Por isso, esteja sempre atento aos lançamentos para aproveitar todos os recursos que a plataforma oferece a você e seu negócio. Crie conteúdos originais e diferentes, convide seu público para interagir, faça testes, construa histórias e experiências colaborativas com seu público e, assim, será fácil fazê-los voltar, independente de qual seja o feed escolhido.

E, claro, no cenário da nova atualização do Instagram, não custa nada convidar seus seguidores a seguir, interagir e até favoritar seu perfil em troca de bons conteúdos e experiências que ele não encontrará em outro @.

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