Funil em Y: como otimizar recursos e alavancar lucros?

O funil em Y ganha cada vez mais adeptos. Mas como ele auxilia no processo de vendas e marketing de um negócio? Descubra em nosso blog!

O Funil em Y vem substituindo o modelo comercial tradicional, ganhando um espaço impressionante quando tratamos de estratégias.

Esse destaque é devido aos resultados práticos, já que a metodologia sana falhas de comunicação entre as equipes de vendas e marketing, alinha objetivos, cria metas compartilhadas e torna todo o processo muito mais conectado e assertivo para a empresa.

Apesar de já ser bastante conhecida, alguns empreendimentos ainda relutam em implementar a técnica. Isso acontece pela falta de entendimento de como o modelo pode alavancar lucros e otimizar recursos. Hoje, vamos falar exatamente sobre isso.

Por que realizar a integração de inbound e outbound?

Primeiramente porque, no final, o objetivo das duas estratégias é o mesmo: captar leads para, assim, garantir o sucesso de um negócio. O que muda é a forma com que essa ação é realizada e as frentes que estão envolvidas.

Ainda assim, em um mercado analítico e conectado, é absurdo pensar que não exista alinhamento constante entre as equipes de marketing e vendas, já que o trabalho de um time impacta diretamente nos resultados do outro e, por fim, no faturamento da empresa.

Por isso, ao contrário do que companhias mais tradicionais pensam, a integração de inbound (marketing) e outbound 2.0 (prospecção ativa) gera uma série de vantagens.

É possível entender com mais clareza qual é o perfil de cada lead. Dessa forma, se torna mais fácil saber a qual abordagem ele vai responder melhor: aquela mais institucional, de quem quer aprender sobre o serviço e produto oferecido, ou aquela que é mais comercial, ou seja, mais ativa no quesito de compra e venda.

Caso ele tenha sido captado por meio de ações de outbound mas ainda não tenha conhecimento necessário para fechar uma venda, é possível transferi-lo para o funil de inbound, para que ele continue sendo nutrido pelas ações de marketing até que esteja pronto.

Da mesma forma, quando um lead converte nos fluxos de inbound marketing mas já possui uma pontuação alta dentro do perfil de cliente ideal, pode ser transferido para a prospecção ativa. Assim, nenhuma oportunidade é perdida por falta de alinhamento.

A estrutura de um planejamento de Funil em Y deixa todos os processos e ações bem definidos, cruzando informações e estimulando a colaboração entre os times que operam as duas técnicas.

Essa estratégia também aproxima o cliente da marca, tornando-a mais humanizada e facilitando o processo de fidelização. Isso porque ele terá o seu tempo respeitado e visualizará a empresa como uma referência no setor.

Mais leads qualificados = mais oportunidades

Pode parecer que o funil em Y gera mais gastos, mas a verdade é que ele oferece um retorno muito maior. Afinal, o investimento se torna mais assertivo quando aplicamos um tempo maior em cada cliente.

Além disso, por meio dessa metodologia, somos capazes de captar mais leads, contando com duas entradas paralelas. E, melhor do que isso: esses possíveis clientes são qualificados. Ou seja, não perdemos recursos com ele porque, ao final, teremos um resultado bastante satisfatório.

Sendo assim, é possível dizer que otimizamos recursos por meio do funil em Y, já que o utilizamos de maneira mais estratégica. Também obtemos um lucro maior.

A integração de inbound e outbound contribui para a criação de processos mais eficientes. Lado a lado, os profissionais trabalham de forma simultânea e com os mesmos objetivos. Portanto, se comunicam com mais clareza e auxiliam um ao outro.

A técnica funciona como um ciclo: enquanto aproveitamos e nutrimos os leads gerados pelo outbound, todo o processo realizado no inbound é feito de forma mais acelerada.

E como implementar o funil em Y em meu negócio?

Ficou interessado e quer implementar o funil em Y em seu negócio, mas não sabe como? Não precisa se preocupar: nós vamos te ajudar!

Antes de tudo, é importante ter em mente que é necessário monitorar de forma constante todas as métricas de seu negócio quando tratamos dessa estratégia.

Isso porque o objetivo é integrar duas técnicas diferentes, o que vai aumentar o fluxo de leads. É preciso estar preparado para lidar com esse crescimento, e analisar os dados obtidos para que isso não gere custos extras.

O treinamento de seu time de vendas também é outro ponto que merece ganhar destaque. Em meio a uma nova estratégia, eles precisam ser guiados e estar capacitados para seguirem gerando bons resultados.

Quer saber mais sobre o funil em Y? Separamos um material especial para você. Aproveite!

 

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