Transformação Digital: o que é e porque aderir a esse fenômeno

Transformação Digital

À medida que os anos avançam, o progresso tecnológico se torna mais fundamental na vida cotidiana. O fenômeno da transformação digital é um dos indicadores disso.

Estamos em 2021. O trabalho automatizado é uma realidade, a inteligência artificial tem papel importante em centenas de empresas ao redor do mundo e a internet é o meio de comunicação mais popular e eficiente.

É de se esperar que esse domínio tecnológico tenha operado mudanças profundas em como as pessoas vivem no planeta Terra. 

A chamada transformação digital ajuda a explicar o impacto de forma didática e prática, incluindo insights poderosos para estratégias de Marketing e derivados.

Acompanhe o texto para entender o conceito e saber porquê você deve usá-lo na sua empresa.

O que é a Transformação Digital?

Esse termo diz respeito a uma série de modificações que as tecnologias digitais vêm promovendo na esfera comercial mundial.

A nova realidade social, econômica e tecnológica é traduzida em pilares como experiência do cliente, dados, competição e valor.

Cada um deles dá conta de novas tendências, em grande medida provocadas pela tecnologia digital. Conheça-as a seguir.

1. Experiência do cliente

A experiência do cliente sempre esteve no centro da atividade comercial. Mas, com a popularização do Inbound Marketing, ela ganha uma nova importância.

Isso se deve ao fato de que as pessoas que usam a internet para fazer compras procuram por um atendimento cada vez mais personalizado e próximo.

Então, é necessário investir em estratégias e tecnologias que atendam às expectativas do público com rapidez e eficiência.

A experiência do cliente também tem a ver com fatores próprios das funcionalidades do web design, como:

  • Boa navegabilidade;
  • Responsividade;
  • Site bem estruturado;
  • Velocidade de carregamento.

Esses pontos devem ser constantemente observados pelos gestores de e-commerce, a fim de aprimorar a experiência do cliente.

2. Dados

As estratégias do marketing digital dependem de uma boa gestão de dados para darem certo.

A elaboração de campanhas no Twitter Ads, por exemplo, exige que a equipe organize e relacione uma infinidade de dados a respeito do público que se deseja alcançar.

Estamos falando de nome, e-mail, localização e demais material que possa ajudar a segmentar anúncios. Diante disso, técnicas de Big Data têm sido muito requisitadas no mercado.

3. Competição

A competição entre marcas mudou. Na internet, compensa mais investir em nichos de consumo do que tentar atrair público de massa.

Entra aí a necessidade de conhecer bem o público-alvo para saber segmentar um conteúdo que seja interessante para ele.

O Marketing de Conteúdo vem como a ferramenta ideal para concretizar isso.

4. Valor

É preciso olhar para além das relações comerciais. Quem vende produtos ou serviços tem que saber transmitir valor para os seguidores.

Ou seja, a empresa é mais do que o produto que ela comercializa. A venda vem atrelada a todo um mundo de valores e ideais desejáveis para o público-alvo.

O marketing de conteúdo citado acima é usado para dar essa noção abstrata. Ela também deve ser ressaltada pelas peças publicitárias promovidas pela marca.

Quais são os benefícios da Transformação Digital?

Nós começamos a falar sobre os benefícios da transformação digital ainda nos tópicos acima.

Agora, vamos nos ater com mais detalhe a alguns pontos que merecem destaque nesse sentido, confira.

1. Incentivo à inovação

Um cenário em franca expansão demanda estratégias inovadoras. Esse é o cerne da manutenção da relevância e da longevidade de um negócio.

Diante das novas tecnologias digitais, a inovação exerce papel fundamental no que tange às abordagens de atendimento, anúncios e derivados.

Quando as obrigações dos colaboradores vão além de fechar vendas, um novo mundo de possibilidades se abre. Assim, é preciso estar pronto para ele.

2. Surgimento de equipes multidisciplinares

Esse é um complemento do tópico anterior. Hoje em dia, os profissionais de destaque são aqueles que possuem uma gama ampla de capacidades e conhecimentos.

As equipes multidisciplinares são a nova tônica do mercado. O trabalho é abordado de forma mais holística e completa dessa forma.

Assim, cada colaborador se ajuda aplicando os talentos que possui em prol de objetivos centrais das empresas.

3. Melhorias na comunicação interna

Não podemos deixar de mencionar os benefícios do mundo digital para a comunicação.

Há uma série de aplicativos voltados para a comunicação à distância. Desse modo, fazer reuniões fica mais viável.

Além disso, a computação baseada em nuvem permite que cada colaborador possa acessar materiais da empresa do dispositivo de preferência dele, no horário mais conveniente.

Conclusão

Esse foi um breve panorama das bases e dos benefícios que a transformação digital está provocando no mercado a nível mundial.

São dados importantes para ter uma noção das mudanças que estão acontecendo e saber se adaptar a elas com rapidez.

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