Podcasts: descubra como esse formato de sucesso pode impulsionar seus resultados

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Já pensou em reunir algumas pessoas, selecionar um tema e debater sobre ele? É com essa proposta que os podcasts estão se tornando cada vez mais populares. 

De uma forma divertida e dinâmica, é possível conversar sobre inúmeros assuntos, desde os mais sérios aos mais leves. Além disso, os podcasts são programas que atendem diferentes públicos e podem ser consumidos em qualquer lugar, já que inúmeras plataformas de streaming permitem baixar e escutar offline. 

Em uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope, o Brasil é o 5º país no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts. O estudo ainda identificou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia

Atualmente, é estimado que existam mais de 28 milhões de episódios no mundo. E todos esses números apontam para alguns fatos: 

  • O primeiro é que esse tipo de comunicação já é gigante 
  • O segundo é que a tendência de crescimento é enorme
  • E a terceira é que você precisa começar a utilizá-la em sua estratégia digital 

Antes de mais nada, como os podcasts surgiram e se tornaram um fenômeno?

O conceito de podcast, como nós conhecemos hoje em dia, foi criado por um ex-VJ da MTV, o Adam Curry. Ele foi o responsável por criar o primeiro agregador de shows do gênero. 

Mas apesar de existir há um bom tempo, os podcasts se tornaram mais populares pelas plataformas de streaming. Isso porque streamings como o Spotify e o Deezer, os mais populares do mundo, garantem praticidade ao permitir que os episódios sejam consumidos em qualquer lugar, inclusive offline. 

O podcast no Brasil

  • Programa mais ouvido: Horóscopo Hoje

Fonte: Spotify Brasil

  • Episódio mais ouvido: “Mano Brown recebe Lula”, do programa Mano a Mano

Fonte: Spotify Brasil

  • Recorde de visualizações simultâneas: Lula no Podpah

Fonte: Podpah

Dos streamings direto para a sua empresa

Um formato tão popular pode — e deve — ser utilizado em estratégias de marketing. Mas isso, é claro, vai depender do tipo de persona que o seu negócio possui. 

A vantagem do podcast é que o formato consegue atingir públicos diferentes ao abordar temas com convidados de várias “bolhas”. Dessa forma, dependendo do segmento da sua empresa, é possível trazer vários temas e conversar com segmentações diferentes. 

Esse ponto também é importante quando pensamos nas etapas de um funil de vendas. Em um podcast, você pode criar pautas e roteiros para temas mais básicos sobre o universo do seu negócio, e ir aprofundando os assuntos aos poucos, afunilando o público e preparando os ouvintes para as questões e soluções que a sua empresa oferece. 

Como começar a introduzir os podcasts no seu negócio?

Materiais ricos, blogposts, podcasts… no final, todos são formatos de conteúdo! Por isso, o primeiro passo a seguir é realizar um planejamento de conteúdo: entender o comportamento de suas personas com esse formato, pensar em pautas, encontrar convidados, produzir roteiros e só depois partir para a gravação do programa de fato. 

Por isso, se atente para esses pontos: 

  • Identifique seu público-alvo 
  • Utilize linguagem coerente e acessível com esse público 
  • Quais temas serão abordados 
  • Alternativas para deixar os episódios mais dinâmicos e atraentes 
  • A frequência dos episódios 
  • Terá convidados? Quais serão? 

Depois de definir esses pontos, é hora de colocar em prática a gravação do podcast. 

Ah, não se esqueça de ficar de olho nos feedbacks, é importante que suas personas se identifiquem com os conteúdos abordados e interajam com eles. 

Um bom exemplo de podcast como estratégia de marketing digital é o “Com a Faca e o Case”, produzido pela Layer Up. Nele, são abordados diversos assuntos do amplo universo digital, como as novidades e tendências desse crescente setor.  

Para conferir os episódios e não perder nenhuma novidade, acesse o botão abaixo:

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