Como a escaneabilidade pode impactar positivamente seus conteúdos
Quem busca por um bom posicionamento digital no principal mecanismo de busca orgânica, o Google, precisa investir em um blog com qualidade e isso é possível por meio da otimização de conteúdos, ou como é popularmente chamada, a escaneabilidade.
De nada adianta criar um blog, se você não busca atualizá-lo com frequência e desenvolver materiais que sejam dinâmicos e chamem a atenção dos usuários. Um bom exemplo é imaginar quais tipos de conteúdos você consome diariamente e em quantos sites você navega. Ao fazer essa simples análise, é possível identificar quais fatores são essenciais para tornar um conteúdo mais atrativo em comparação a outro.
A escaneabilidade atua exatamente com esse objetivo: otimizar o conteúdo produzido para facilitar a experiência do usuário e proporcionar uma leitura mais fluida.
Partindo dessa ideia, continue acompanhando o artigo e entenda o papel da escaneabilidade para a construção de uma estratégia de Inbound marketing eficiente.
Escaneabilidade: a atração do público por meio da otimização de conteúdos
É de conhecimento geral que um blog é um ponto crucial de qualquer estratégia de marketing digital, afinal, essa é uma forma de você apresentar um conteúdo aos usuários, indexá-lo nas primeiras colocações dos mecanismos de busca e, assim, ganhar cada vez mais visibilidade.
E, caso o visitante se interesse por seu conteúdo, é possível convertê-lo por meio de materiais ricos, o que inclui e-books, infográficos, planilhas, webinars, entre outros.
Além disso, criar textos com qualidade aumenta a permanência de tempo dentro do seu site. Para se ter uma ideia, os usuários ficam em média de 10 a 20 segundos dentro de uma página na web — ou seja, o tempo médio de uma visita dura menos do que um minuto — e as pessoas costumam ler no máximo 25% do texto de cada página.
É válido lembrar que o tempo de permanência dentro de uma página é um dos principais fatores de rankeamento, dentre os mais de 200 existentes no Google.
Por isso, desenvolver um conteúdo atrativo é uma importante maneira de chamar a atenção de seu público, converter mais leads em clientes e evitar uma alta taxa de rejeição no site, já que os visitantes permaneceram mais tempo nas páginas.
Escaneabilidade na prática
Para tornar um conteúdo interessante, é necessário ir muito além de temas que chamem a atenção de suas personas. O tamanho do seu conteúdo e dos parágrafos, a divisão de subtítulos, a formatação, a inserção de imagens e outros elementos não verbais, são importantes exemplos para colocar em prática no momento de desenvolver um artigo.
Quando nos referimos à escaneabilidade, estamos falando da facilidade de leitura de um conteúdo para a internet. Por isso, é necessário analisar muito além da escrita — apesar de este ser um fator que merece atenção. Por isso:
- Aposte em diferentes formatos de conteúdos
- Use bullet points, itálico e negrito
- Faça link building
- Divida o texto em intertítulos
- Priorize parágrafos pequenos
Conheça a seguir os benefícios de escaneabilidade em um texto:
Ao otimizar um texto, seja seu conteúdo longo ou curto, é possível identificar uma série de benefícios. Conheça alguns deles a seguir:
- Otimização de tempo
- Erros de compreensão minimizados
- Melhor compreensão da estrutura de um site
- Maior redução da taxa de rejeição
- Melhor posicionamento nos mecanismos de busca orgânica
- Melhor qualidade do SEO
A escaneabilidade é uma técnica essencial para impulsionar os resultados de sua estratégia de Inbound Marketing, além de gerar mais valor para seu negócio, proporcionando mais usabilidade ao seu site e influenciando na experiência de navegação dos usuários.
Agora que você já sabe aplicar a técnica, não deixe de colocá-la em prática. E para conhecer mais sobre o desenvolvimento e experiências criativas para a satisfação de seus consumidores, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que produzimos. Acesse no link abaixo: