Google Web Stories: 4 motivos para usar esse formato

google web stories

Que o Google lança novos recursos com frequência, você já sabe. A pauta da vez é o Google Web Stories, um formato de conteúdo em stories, as famosas histórias interativas que foram apresentadas ao mundo por meio das redes sociais e já ganharam o like de muita gente.

A gigante da tecnologia está sempre em busca de novidades para explorar o mercado e entregar conteúdos cada vez mais interessantes ao público, gerando mais cliques e conversão para empresas que anunciam e mais entretenimento para quem procura.

Neste conteúdo, você vai descobrir mais sobre esse recurso tão promissor e conferir os 4 motivos que elencamos para que você não deixe de usá-lo nos seus anúncios.

 

O que é Google Web Stories

Se você conhece o mínimo sobre redes sociais, certamente já sabe o que são os stories. O formato de vídeos curtos e imagens que somem depois de um tempo geralmente 24 horas ficou conhecido pelo Snapchat, em 2011, mas já conquistou diversas redes sociais desde então.

Nem mesmo para o Google eles são uma novidade. Os stories já podiam ser encontrados na plataforma desde 2018, mas com outro nome: AMP Stories.

Nessa época, o recurso começou em parceria com veículos de notícias como CNN, Washington Post, Cosmopolitan, etc. Além de abordarem assuntos do momento e não sumirem depois de 24 horas, o AMP Stories era um projeto pensado especialmente para o mobile, já que fazia parte do projeto AMP (sigla para Accelerated Mobile Pages, de páginas otimizadas com rápido carregamento). Com os stories, a espera pelo conteúdo praticamente deixou de existir.

O AMP Stories foi bem sucedido e logo foi adotado por outros anunciantes também. Foi então, depois de um rebranding em 2020, que ele se tornou o Google Web Stories e continua conquistando novos adeptos, como parte do app do Google para mobile.

 

Feito para criadores e leitores

“O formato de história interativa nunca foi tão acessível para criadores e leitores”

Segundo o Google, o Web Stories foi feito pensando em criadores de conteúdo para a web. O recurso conta com um site próprio para explicar tudo sobre o formato, seus diferenciais e diversas possibilidades e até uma seção especial com as melhores práticas para criar histórias envolventes e ganhar destaque no Google. 

O site também traz uma lista de ferramentas selecionadas pela plataforma para a criação dos stories, que inclui até um plug-in para WordPress, que permite integrar com facilidade os stories criados ao site de quem já utiliza o editor.

Depois de criadas e publicadas, as Web Stories serão apresentadas na Pesquisa Google e na plataforma Discover (ambas na versão mobile), em que você pode explorar ainda mais seu conteúdo, direcionando ao seu site, monetizando com anúncios e inserindo links para outros conteúdos.

Assim como os stories convencionais, os Web Stories do Google também devem ser feitos com base no que seu público quer ver e ouvir, histórias das quais as pessoas querem participar. Por isso, esse deve ser sempre o pensamento principal a orientar sua criação de conteúdo. 

4 motivos para usar o Google Web Stories

Agora que você já sabe o que é o Google Web Stories, sabe também que ele pode ser a ferramenta que faltava para destacar sua marca das demais e criar um conteúdo que esteja alinhado com o que seu público espera. 

Mas, caso você não esteja convencido ainda, trouxemos 4 motivos para começar a usar os Web Stories do Google hoje mesmo. Confira:É tendência

Não somente o uso de stories, mas principalmente os conteúdos interativos foram apontados por vários veículos como uma tendência para 2022 e, com certeza, podemos incluir o Google Web Stories nesse meio. 

Como você pode ver, a ferramenta vem fazendo sucesso nos últimos 5 anos e promete crescer ainda mais, à medida que cada vez mais marcas estão aderindo aos stories e promovendo mudanças nas redes sociais.

Por isso, investir no Google Web Stories é deixar seu negócio em sintonia com as expectativas do mercado e preparado para o cenário de 2022.

Controle total sobre o seu conteúdo 

Quando falamos de controle, estamos falando desde a monetização até o tempo que o story vai ficar online. Quando você usa o Web Stories como anúncio, tudo isso fica à seu critério, permitindo mais controle, inclusive, da sua verba e estratégia de mídia.

 

Mostre quem a sua marca realmente é

Com o Google Web Stories, você pode finalmente mostrar sua cara ao público por meio de conteúdos intimistas, envolventes e, consequentemente, humanizados. Nada como mostrar os bastidores da criação de um produto ou um guia com os melhores jeitos de usá-lo. Afinal, os stories mostram quem sua marca realmente é. 

Além de explorar aspectos do seu produto ou serviço, você também pode criar conteúdos com assuntos relacionados ao seu negócio e, assim, mostrar um pouco mais sobre a personalidade da sua marca.

 

Proporcione experiências imersivas e conectadas

Seja em fotos, vídeos ou áudios em tela cheia, existem experiências que só os stories conseguem proporcionar e com o Google Web Stories você pode oferecer isso ao seu público fora das redes sociais também, surpreendendo no momento da pesquisa ou nos conteúdos mais acessados do momento.

Além de falar sobre sua marca de uma forma inovadora, você ainda pode vincular outros conteúdos ao seu story, por meio de botões de CTA que levam para outros conteúdos do seu site ou loja e até mesmo para outros vídeos, matérias e links de parceiros ou afiliados, como o YouTube. Você pode, por exemplo, compartilhar um resumo no Web Stories e linkar ao conteúdo completo em um vídeo no seu canal no YouTube.

Além de despertar a curiosidade e aproximar as pessoas da sua marca, os stories trazem a inovação para a comunicação do seu negócio e podem ser o recurso que faltava para que sua marca finalmente seja vista. Por isso, não deixe de aplicar essas práticas no seu negócio e, se precisar de ajuda, pode contar conosco.

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