A popularização dos eventos online e como analisar o retorno desse modelo

Eventos online

Nos últimos dois anos, com certeza, você participou de alguns eventos online. Seja sobre música, arte, tecnologia ou até mesmo uma peça de teatro, esse tipo de encontro virtual se popularizou, principalmente, devido à pandemia de Covid-19, que assolou o mundo.

Considerada uma estratégia bem comum, os eventos online são importantes ações de marketing que trazem novas oportunidades de negócio e aumento no número de vendas, além de fortalecer o branding da marca.

Contudo, muitas pessoas se esquecem que planejar uma transmissão ao vivo leva tempo e necessita seguir uma série de etapas, com ações antes, durante e pós-evento.

Por isso, neste conteúdo exclusivo, vamos apresentar os principais passos e métricas a se analisar para que seus eventos online sejam um verdadeiro sucesso.

 

Por que investir em eventos online?

Os eventos online se tornaram uma importante estratégia de inbound marketing para se aproximar do público-alvo e/ou lançar novos produtos e serviços.

O novo formato de conteúdo apresentou novos desafios aos profissionais do segmento: proporcionar conexões, experiências e fechar novos negócios através da tela.

Assim, se bem planejado, um evento online é capaz de trazer uma série de benefícios e impactar o público de diferentes maneiras, criando conexões, conquistando mais espaço no mercado e, claro, gerando mais autoridade para a marca.

De acordo com um estudo realizado pela øclb em parceria coma MindMiners, 2 em cada 3 brasileiros já participaram de um evento online; 96% das pessoas enxergam vantagens nesse formato de conteúdo e 46% das pessoas entrevistadas concorda que a experiência de um evento online, seja ele digital ou virtual, pode até ser melhor se comparado com um evento presencial.

Atualmente, o setor de eventos representa cerca de 4% do PIB nacional. Porém, apresenta dois grandes desafios: o primeiro são as conexões de internet — que muitas vezes apresentam falhas — e a necessidade de explorar novas formas de interação com o público.

Apesar disso, os eventos online se mostram como importantes oportunidades de negócio para aqueles que conseguiram conectar o melhor dos dois mundos — o on e o off.

Quais são os benefícios de um evento online?

Há muitos diferenciais nos investimentos de um evento presencial em comparação a um evento online. Separamos os principais para você conferir e tomar a melhor decisão na hora de organizar o seu.

Redução de custos

Produzir eventos online pode se mostrar mais lucrativo, já que é possível diminuir os custos com infraestrutura, mão de obra, tecnologia, segurança, entre outros.

Além disso, é mais fácil de obter um mailing muito mais segmentado para futuras ações de conversão.

Maior alcance de público qualificado

Por meio de uma transmissão ao vivo, é possível alcançar e integrar milhares de pessoas de cidades, estados e países diferentes, de forma simultânea. 

Independentemente dos empecilhos de distância e localidade, com um evento online, cada vez mais pessoas conseguem se conectar, propiciando que seu evento seja escalável e muito mais qualificado.

Praticidade e flexibilidade 

A flexibilidade é um dos maiores diferenciais dos eventos online. Muito além da quebra da barreira de distância, o público pode acompanhar sua transmissão de qualquer local, gerando mais conforto, seja em casa ou no escritório, além de reduzir os custos com deslocamentos e hospedagens.

Eficiência na estratégia de dados

Sabia que eventos online possuem muito mais inteligência de dados em comparação aos eventos presenciais?

Por meio deles é possível obter informações muito mais segmentadas sobre seu público, como idade, gênero, local, gostos e interesses. Assim, em estratégias pós-evento, dá para trabalhar com esses dados e criar conteúdos específicos para esses leads.

Bom, já deu para perceber que existem diversos outros benefícios ao produzir um evento para o ambiente digital, não é mesmo? Mas, antes de ir produzir o seu próximo evento online, vamos descobrir como acompanhar e analisar as métricas e identificar pontos de melhoria.

Afinal, de nada adianta criar inúmeras transmissões ao vivo, se elas não têm a aderência do público.

Por que acompanhar as métricas dos eventos online?

Acompanhar os indicadores de performance dos eventos é uma importante oportunidade para compreender se o seu evento alcançou a adesão esperada e se atingiu os objetivos estruturados durante a etapa de planejamento.

Além disso, essa análise é uma importante forma de conhecer o seu público e identificar os interesses dele. Um evento online também possibilita converter mais leads em clientes e encontrar novos prospects.

Outros diferenciais dessa análise são:

  • Entender se eventos, de fato, funcionam para o seu público
  • Planejar a verba para os próximos eventos
  • Encontrar novos patrocinadores 
  • Gerar mais autoridade para a marca

Em resumo, analisar os indicadores do seu evento traz insights valiosos e guia os próximos passos da sua empresa.

Quais métricas devo acompanhar?

Antes de debater quais métricas você e seu time devem acompanhar, é importante definir quais os objetivos por trás do seu evento. Seu desejo é alcançar novos públicos? Melhorar a retenção de clientes? Gerar mais autoridade?

Com esses objetivos em mente, é possível guiar a escolha de métricas e traçar as melhores estratégias para que o evento seja um verdadeiro sucesso.

Assim, busque acompanhar:

Conversão 

Pela taxa de conversão é possível identificar se existe algum gargalo em seu planejamento. Por exemplo, se a taxa estiver baixa, será que o tema do evento não é interessante para o seu público? Será que a divulgação não está sendo feita da maneira correta?

Vale comparar a taxa de conversão do novo evento online com eventos anteriores. Assim, você pode obter novas ideias e mudar seu planejamento, caso ele não esteja atingindo os números estipulados.

Vendas geradas no evento

Lembra que citamos que o pós-evento é tão importante quanto o durante? Então, é por isso! A partir da realização do evento online, você consegue analisar o volume de vendas que foi gerado com base nas interações feitas no evento.

Nem sempre o volume de receita aumenta a curto prazo, mas, ao ficar de olho nos indicadores depois da finalização do evento, é possível verificar que o número de vendas pode aumentar consideravelmente.

ROI

Um dos indicadores de desempenho cruciais para definir se seu evento foi um sucesso é o ROI — popularmente conhecido como retorno sobre investimento. Basicamente, ele aponta se o retorno financeiro é maior que a receita investida no evento.

Custo de aquisição por participante

Esse cálculo é feito de maneira fácil: basta somar todo o seu investimento com o evento online e dividir pelo número de participantes que compraram ingressos.

Assim, você identifica a performance do seu evento e tem uma visão financeira dos resultados que estão sendo gerados para a empresa.

Número de inscritos

Eventos online bem sucedidos atraem novas parcerias. Se, por exemplo, você faz o mesmo evento todo ano, por que não acompanhar o crescimento do número de inscritos?

Com taxas de aumento positivas é possível fechar novas parcerias e patrocinadores.

Feedback 

Já falamos algumas vezes isso e vamos repetir: a análise de dados é fundamental para negócios que buscam crescer!

Não há outra escolha, se você quer ser autoridade e crescer de maneira estruturada, é essencial contar com uma cultura orientada por dados. Por meio dela, por exemplo, você identifica pontos de melhoria e consegue guiar seu time em direção ao sucesso.

Não por acaso, o feedback é considerado uma métrica qualitativa — mede a qualidade — que deve ser acompanhada. Ao encaminhar uma pesquisa NPS para àqueles que participaram do seu evento online, você entende melhor o comportamento do seu público e observa onde melhorar nos próximos eventos.

 

Faça parte do futuro 

Se sua empresa quer fazer parte do futuro, chegou o momento de implementar uma operação orientada por dados. Chega de tomar decisões com base em achismos.

Uma cultura orientada por dados é capaz de gerar mais inteligência de negócio, aumentar a cartela de clientes, reter bons profissionais e gerar mais oportunidades comerciais.

Conhecemos bem a importância dos números no dia a dia, por isso, pelo segundo ano consecutivo, vamos realizar o Data Driven Decision, o maior evento sobre dados do Brasil.

Nos dias 27 e 28 de julho, você poderá conferir conteúdos exclusivos sobre data driven, com palestrantes renomados e insights poderosos de empresas que já são orientadas por dados.

Diferente de tudo o que você já viu em um evento online, o DDD é para todos os profissionais que buscam se aprofundar no universo dos dados e implementar uma cultura data driven em seu negócio.

Para garantir a sua vaga, ter acesso a um hub com conteúdos exclusivos e participar da nossa comunidade do Telegram, basta clicar no botão abaixo.

Eventos online

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar